- Publicidade -

Projeto busca financiamento coletivo para construir hortas em escolas do RJ

A ideia já foi aplicada em algumas escolas do Rio de Janeiro. Agora o grupo busca apoio coletivo para expandi-lo e tornar o projeto acessível a mais crianças.

O coletivo Hortação, criado pela gestora ambiental e mestre em Ciências, Mirian Teresa Martins, acredita que é possível levar educação através da agricultura urbana. Diante disso, o grupo desenvolveu o Projeto Educando com a Horta Escolar, que pretende levar essa vivência para escolas públicas, onde normalmente as crianças não têm acesso a este tipo de estrutura.

- Publicidade -

A ideia já foi aplicada em algumas escolas do Rio de Janeiro, conforme informado por Mirian. Mas, agora o grupo busca apoio coletivo para expandi-lo e tornar o projeto acessível a mais crianças, levando atividades de plantio, vivências sobre alimentação orgânica e agricultura familiar ao maior número de pessoas possível.

A arrecadação é feita através do “Eco do Bem”, uma ferramenta brasileira de financiamento coletivo. O alvo para a proposta é de R$ 8.500, que precisam ser arrecadados durante os próximos 35 dias. Caso a iniciativa não alcance o objetivo, a verba é devolvida aos doadores.

O Hortação pretende, através desta proposta, instalar hortas nas próprias escolas, onde as crianças poderão, por si só, ter o contato com a terra e com o plantio, aprendendo na prática a importâncias dos alimentos e os benefícios dos orgânicos. Além disso, o coletivo deve proporcionar visitas monitoradas para que os estudantes conheçam os espaços de plantios dos agricultores urbanos e entendam qual é o caminho que o alimento percorre da terra até a mesa.

Inicialmente o projeto está focado em instituições do Rio de Janeiro, onde o coletivo Hortação já desenvolve suas atividades. Para conhecer mais sobre esta ideia e se tornar um dos patrocinadores desta ação educativa, clique aqui.

- Publicidade -

Redação CicloVivo