Inicio Meio Ambiente Projeto ambiental tem recuperado nascentes de rios em Rondônia

Meio Ambiente

Projeto ambiental tem recuperado nascentes de rios em Rondônia

Os rios possuem mais de 3.700 nascentes, mas apenas 40% delas estão preservadas.

12 de janeiro de 2016 • Atualizado às 15 : 10

O projeto segue recuperando nascentes e conscientizando produtores rurais. | Foto: Wikimedia Commons

Projeto ambiental tem recuperado nascentes de rios em Rondônia
2.17K
0

Preservar as nascentes é essencial para garantir a sobrevivência dos rios, da fauna, flora e também das pessoas. Diante de tamanha importância, surgiu o projeto Renascer das Águas, que busca recuperar as nascentes dos rios Pirarara e Tamarupá, em Rondônia.

A iniciativa, que conta com o apoio de organizações não-governamentais, estudantes e da Secretaria Municipal de Agricultura de Cacoal, teve início em março de 2015 e segue conscientizando produtores rurais e resgatando a natureza perdida em diferentes áreas.

Um levantamento feito na região concluiu que os dois rios possuem, aproximadamente, 3.700 nascentes. No entanto, apenas 40% deste total está preservado. O restante das nascentes foi bastante afetado pela produção agropecuária.

Para evitar que a situação se agrave, o projeto tem trabalhado em duas frentes: recuperação e conscientização. Não se trata apenas de reflorestar as áreas, mas também protegê-las e conscientizar os proprietários rurais sobre a importância de manter a vegetação nativa para a preservação e manutenção dos recursos hídricos.

A participação dos voluntários e do governo é grande no processo, mas os proprietários têm uma parcela ainda maior, principalmente na propagação do projeto entre os produtores rurais.  Através da Secretaria e do trabalho das ONGs, os rios são desassoreados e toda a areia e pedra é retirada da nascente. Depois a água é canalizada, o entorno da nascente recebe o plantio das novas árvores e a área é cercada, para evitar que o gado avance e destrua o solo. Para que o trabalho não seja em vão, os proprietários se comprometem com a manutenção e cuidado com os rios. O governo de Roraima também permite que qualquer pessoa adote uma nascente e se responsabilize por seu cuidado e manutenção.

Redação CicloVivo

(2174)

logo
Fechar
Abrir
logo