- Publicidade -

Programa britânico busca salvar espécies “feias” ameaçadas de extinção

O programa Espécies de Evolução Distinta e Globalmente Ameaçadas foi criado pela Sociedade Zoológica de Londres com o intuito de salvar a proteger as criaturas mais estranhas do planeta. O programa já está perto de completar o seu sexto aniversário.

O programa Espécies de Evolução Distinta e Globalmente Ameaçadas (Edge) foi criado pela Sociedade Zoológica de Londres com o intuito de salvar a proteger as criaturas mais estranhas do planeta. O programa já está perto de completar o seu sexto aniversário.

- Publicidade -

O projeto tem se esforçado para mostrar a importância de todas as espécies, mesmo que elas não sejam tão bonitas como os grandes felinos. Assim, os cientistas trabalham em parceria com 17 países, para a proteção dos animais locais pouco conhecidos.

A gerente do programa, Carly Waterman, explica que as espécies catalogadas estão correndo sérios riscos. “Quando lançamos a lista dos cem mamíferos Edge, percebemos que mais de dois terços dos locais catalogados estão recebendo pouca atenção ou nenhuma. A situação é ainda mais sombria para os anfíbios e corais.”

“Desde que começamos o nosso trabalho temos conseguido ganhos de conservação mensuráveis para mais de 20 espécies, mas ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar nosso objetivo de garantir o futuro de todas as cem principais espécies Edge”, explicou Carly.

Em declaração à página do programa, a gerente lamenta a perda de algumas espécies, mas ressalta que o esforço do trabalho é fazer com que os outros animais extraordinários que existem no planeta recebam a atenção que merecem.

- Publicidade -

Redação CicloVivo