- Publicidade -

Programa de reciclagem de eletrônicos da Fast Shop chega a todas as lojas de SP

Realizado em quatro lojas, o programa arrecadou mais de 500 quilos de eletrônicos.

A Fast Shop, em parceria com a TerraCycle, e a Coopermiti, expande o programa de coleta e reciclagem de lixo eletrônico “De Volta ao Ciclo” para todas as lojas do estado de São Paulo. O projeto piloto foi realizado em quatro lojas da Fast Shop e arrecadou mais de 500 quilos de equipamentos como desktops, notebooks, teclados e mouses, garantindo a destinação ambientalmente correta.

- Publicidade -

Com a ampliação do programa, em qualquer uma das 44 filiais da Fast Shop espalhadas pelo estado o cliente poderá descartar equipamentos de informática (teclados, mouses, desktops, monitores CRT, monitores LCD, notebooks, netbooks, HDs e HDs externo), independente da marca e do local onde foram comprados. O descarte pode ser feito por qualquer cliente.  

“A Fast Shop é reconhecida por oferecer o que há de mais atual aos consumidores ávidos por novas tecnologias, mas também se preocupa com o destino correto dos equipamentos que serão substituídos ou que chegaram ao fim de sua vida útil”, afirma Viviane Scantanburlo, coordenadora de sustentabilidade da empresa.

De acordo com a pesquisa “Recycling: from e-waste to resources”, publicada pela ONU em 2012, a população mundial produz 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, dos quais apenas 13% são reciclados. A conta pode ser ainda mais assustadora: segundo o estudo, o lixo eletrônico cresce três vezes mais que o convencional. Para a ONU, a situação é ainda mais preocupante em economias emergentes, como o Brasil, em que grande parte desse volume não tem destinação adequada.

Todo o material coletado pelo “De Volta ao Ciclo” é enviado para a Coopermiti, uma cooperativa sem fins lucrativos localizada em São Paulo especialista no gerenciamento de resíduos sólidos eletroeletrônicos.

- Publicidade -

A lista com os endereços das 44 lojas Fast Shop do estado de São Paulo que participam do programa pode ser consultada aqui.

 

- Publicidade -