- Publicidade -

Presidente da Bolívia anula definitivamente construção de rodovia

Após intermináveis discussões, o governo da Bolívia decidiu anular um projeto viário que causava divergência entre o país e as comunidades indígenas. Na última sexta-feira (21), Evo Morales afirmou que nenhuma estrada passará pela reserva Tipnis.

Após intermináveis discussões, o governo da Bolívia decidiu anular um projeto viário que causava divergência entre o país e as comunidades indígenas. Na última sexta-feira (21), o presidente Evo Morales afirmou que nenhuma estrada passará pela reserva natural do Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis), no centro da Bolívia. 

- Publicidade -

Antes de chegar a esta resolução, quase dois mil indígenas caminharam por 600 Km durante 65 dias como forma de manifestação. Alguns, inclusive, fizeram vigília em frente ao governo boliviano. No momento, eles aguardam a aprovação do Congresso de uma emenda, proposta por Morales, à lei que anula o projeto de construção de uma estrada por uma reserva natural. 

De acordo com o ministro de Comunicação, Iván Canelas, a lei beneficiará a todos. "Com a aprovação da lei e sua promulgação, podemos colocar um ponto final neste conflito, que nos deixou muito preocupados durante os últimos dois meses”. O ministro ainda afirmou que o debate de ideias, realizado nos últimos dias para que se chegasse a um consenso, foi marcado por intensas negociações, entretanto as conversas não foram agressivas. 

Há quem acredite que a decisão de Morales seja mais uma manobra política do que um interesse real pelas questões ambientais. Segundo o G1, por duas vezes o presidente atendeu ao protesto de setores sociais. De qualquer modo, a atitude agradou os indígenas e põe fim aos protestos. Com informações do G1.

- Publicidade -