Inicio Negócios Prêmio reconhecerá projetos que pratiquem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Negócios

Prêmio reconhecerá projetos que pratiquem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As inscrições para o 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade são gratuitas.

9 de março de 2017 • Atualizado às 10 : 13
Prêmio reconhecerá projetos que pratiquem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Foto: Divulgação

507
0

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Sustentabilidade, que atua como guia para implantação dos conceitos de desenvolvimento ambiental equilibrado, socialmente justo e economicamente viável em empresas e entidades do seu campo de relacionamento, lança a sexta edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, no próximo dia 10 de março, em São Paulo. O objetivo é reunir representantes internacionais da área, comunicadores e especialistas para apresentar o concurso cultural, cujo tema será a prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre os nomes confirmados para o evento estão Flora Mokgohloa, diretora do Departamento de Gestão Ambiental da Prefeitura de Joanesburgo, Haroldo Machado Filho, assessor sênior do Programa ONU para o Desenvolvimento (PNUD), e o Professor José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP e idealizador da premiação.

Flora Mokgohloa foi a responsável pela implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) em Joanesburgo, com o objetivo de servir à Copa do Mundo de Futebol de 2010. Os resultados de infraestrutura da obra, relacionados à melhoria da mobilidade e à reestruturação espacial da cidade, vêm gerando inúmeras oportunidades para o desenvolvimento econômico local e a integração social dos bairros. O BRT apresentou-se como um importante sistema de transporte para reduzir o tempo de viagem e as emissões veiculares.

Após a cidade do Rio de Janeiro ter passado por uma implantação similar, Flora participa do evento para abordar as possibilidades de evolução do projeto e de engajamento da comunidade, trazendo sua experiência e conhecimento sobre mobilidade urbana e planejamento das cidades.

Especificamente para abordar os ODS, tema central do Prêmio, o evento receberá Haroldo Machado Filho. PhD em Direito Internacional, é negociador do governo brasileiro em Conferências das Nações Unidas sobre mudança do clima desde 1998 e, atualmente, co-preside a força tarefa no âmbito do Sistema ONU no Brasil. O especialista fará um balanço do que tem sido feito localmente para que o País avance nos objetivos propostos e os principais desafios para as empresas e indústrias brasileiras.

ODS

Os participantes da sexta edição do prêmio devem apresentar casos reais, projetos de negócios viáveis, iniciativas públicas, reportagens jornalísticas e estudos acadêmicos alinhados com as intenções da FecomercioSP de disseminar boas práticas e comportamentos na sociedade. Além disso, o foco prioritário deverá ser ações que estimulem a prática dos ODS, uma agenda mundial adotada durante a Cúpula da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos pela humanidade até 2030.

Nessa agenda estão previstas ações mundiais e locais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Inscrições

Podem se inscrever para o Prêmio projetos das seguintes categorias: Empresa (microempresa, pequena/média, grande empresa de comércio, serviços e turismo); Entidades Empresariais (Sindicatos e Entidades de Classe, Confederações, Federações, de todos os setores econômicos); Indústria; Órgão Público (integrantes da administração, direta ou indireta, nos três poderes, nas esferas federal, estadual ou municipal); Academia (professores universitários em atividade e estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação) e Reportagem Jornalística (rádio/TV, jornalismo impresso e jornalismo on-line).

As inscrições para o 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade são gratuitas, serão abertas após o evento de lançamento e poderão ser realizadas até 20 de novembro de 2017, exclusivamente pelo site.

O processo geral de julgamento dos trabalhos inscritos ocorrerá entre 21 de novembro de 2017 e 31 de janeiro de 2018. Os projetos serão analisados pelas bancas julgadoras, para definição de três finalistas em cada uma das seis categorias concorrentes, de acordo com os critérios previstos no regulamento do prêmio, a ser divulgado no evento de lançamento. A relação dos finalistas será veiculada pelo site do prêmio, em fevereiro de 2018.

Os trabalhos vencedores de cada categoria receberão títulos de capitalização ou previdência, no valor de R$15 mil e o troféu do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade durante a cerimônia de premiação, que acontecerá em março de 2018. Também serão reconhecidos os trabalhos classificados em segundo e terceiro lugares.

Serviço:

Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Data: 10 de março

Horário: das 8h30 às 12h30

Local: FecomercioSP

Endereço: Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – SP

Inscrições: clique aqui.

(507)

logo
Fechar
Abrir
logo