- Publicidade -

Prefeitura de SP inaugura uso de triciclos de carga para limpeza urbana

Eles devem agilizar a retirada dos materiais previamente ensacados pelos garis.

A prefeitura de São Paulo apresentou na última quinta-feira (28) os novos equipamentos usados na limpeza urbana da cidade. O pacote conta com cinco triciclos de carga, que devem agilizar a retirada dos materiais previamente ensacados pelos garis.

- Publicidade -

A proposta, que também conta com cinco motocicletas de carga e uma varredeira mecanizada, capaz de aspirar e lavar o pavimento, é de intensificar a coleta. O novo processo deve deixar o lixo na rua por menos tempo, evitando que os materiais sejam violados ou levados pela chuva.


Foto: Fabio Arantes/Secom

Inicialmente as operações estarão restritas ao centro da cidade, como um período de experiência. “Esse é um teste aqui na região central e a ideia é aproveitar a estrutura de ciclovias do centro. Se ficar aprovado, podemos ampliar”, explicou o secretário de Serviços, Simão Pedro, durante a entrega dos equipamentos.


Foto: Fabio Arantes/Secom

- Publicidade -

Os triciclos possuem um metro de altura e 1,20 metro de largura. Além disso, eles são equipados com três marchas e podem recolher até dez sacos cheios de resíduos. De acordo com a prefeitura, eles serão utilizados em calçadões e praças no bairro da Sé, com a finalidade de recolher os sacos de lixo e depositá-los nos contêineres para a coleta feita com caminhão.

Durante o evento o prefeito Fernando Haddad lembrou que, além da modernização no sistema, o êxito na limpeza urbana também depende do esforço dos próprios munícipes. “Se cada um de nós dizer a sua parte e as empresas incorporarem novas tecnologias, com o tempo a tendência é diminuir os custos com varrição. Cidades desenvolvidas gastam muito menos do que nós, porque o cidadão acondiciona o resíduo sólido e não joga lixo no chão. Tem uma mudança de comportamento que nós queremos estimular”, informou.

Redação CicloVivo

- Publicidade -