- Publicidade -

Prefeitura de Sorocaba vai estimular carona entre os servidores públicos

O objetivo da carona solidária é incentivar funcionários da Prefeitura de Sorocaba a compartilhar as viagens de carro até o trabalho.

Nesta terça e quarta-feira (dias 23 e 24), das 9h às 16h, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Sorocaba vai receber o cadastro de servidores públicos municipais interessados em “ceder” e/ou “pegar” carona no andar térreo do Paço Municipal. Trata-se de uma ação da prefeitura do município que busca incentivar a redução de carros nas ruas.

- Publicidade -

Batizado de Programa Carona Solidária (A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública), a ação vai instalar um painel dos “caroneiros” e “caronistas”. O objetivo da carona solidária é incentivar funcionários da Prefeitura de Sorocaba a compartilhar as viagens de carro até o trabalho, inclusive como um modelo para a ampliação desta iniciativa para as empresas da região.

A cada mês são vendidos aproximadamente dois mil automóveis em Sorocaba. Além do impacto atmosférico e climático, pelo aumento da produção de toneladas de gás carbônico, um gás estufa, verifica-se o aumento de congestionamentos, causados pelo excesso de veículos. A maioria com apenas um único ocupante.

Além de economizar, a medida vai contribuir para a redução do trânsito, diminuição da poluição do ar e a emissão de gases do efeito estufa. Esta é uma prática cooperativa que envolve distintos graus de regularidade e formalidade.

Além do cadastro, será montado um estande para divulgação do programa e sensibilização dos funcionários para tal iniciativa e será feita doação de mudas para minimizar os impactos gerados pela utilização de transporte motorizado pelos funcionários.

- Publicidade -