- Publicidade -

Prefeitura de São Paulo lança ‘multa de mentirinha’

A multa pode ser aplicada por qualquer cidadão comum.

Quando você um motorista estacionando em uma vaga destinada às pessoas com deficiência o que você faz? Se a resposta é nada, saiba que agora poderá fazer algo para conscientizar tais pessoas. Isso porque a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) criou uma “multa” que pode ser aplicada por qualquer cidadão comum.

- Publicidade -

Batizada de “multa moral”, o documento não tem valor jurídico. Trata-se apenas de uma ação educativa promovida pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. “O intuito é alertar os cidadãos que desrespeitam as vagas de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência em estabelecimentos comerciais privados”, afirma o órgão em nota.

O motorista que se deparar com o papel levará um pequeno susto, pois o formato é semelhante aos distribuídos pelos agentes de trânsito da cidade de São Paulo. Mas, o conteúdo terá uma mensagem educativa explicando a razão para a existência daquela vaga, além de orientar sobre como a vaga pode ser utilizada corretamente pela pessoa com deficiência ou por quem a transporta.

Nas redes sociais algumas pessoas criticaram a ação, mas a SMPED alerta que a multa moral é apenas uma ação educativa. “Agentes de trânsito continuam a autuar os veículos que ocupam as vagas exclusivas sem portarem o cartão Defis. Além da multa, o veículo é recolhido e o motorista ganha três pontos na carteira. Para que o carro entre em circulação novamente, deve-se quitar a taxa de liberação, serviço de guincho e pendências inerentes ao veículo”.

Qualquer pessoa pode baixar e imprimir a multa moral aqui ou solicitá-la por email ([email protected]) para retirá-la na sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida ([email protected]). Abaixo imagens da multa:

- Publicidade -

Redação CicloVivo

- Publicidade -