- Publicidade -

Prédios sustentáveis em São Paulo terão desconto de até 12% no IPTU

O chamado “IPTU verde” já é adotado por diversos países e 55 cidades brasileiras.

Os descontos serão aplicados nos prédios com certificação ambiental.

Um Projeto de Lei que concede incentivo fiscal para construções sustentáveis foi apresentado pelo prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Os descontos variam de 4%, 8% ou 12% no IPTU dos prédios com certificação ambiental.

- Publicidade -

Se aprovado, o incentivo, que será concedido durante oito anos, valerá para novos empreendimentos comerciais, residenciais e mistos, imóveis que passarão por obra de reforma/retrofit ou ampliação da edificação.

A prefeitura explica que o chamado “IPTU verde” já é adotado por diversos países e 55 cidades brasileiras. Desde 2008, São Bernardo do Campo oferece desconto às propriedades recobertas por vegetação. Já Guarulhos adotou, neste ano, o desconto de 5% a 20% para imóveis que tenham área verde ou adotem práticas sustentáveis, como coleta seletiva, captação de água da chuva e telhado verde.

Também em 2015, Salvador passou a conceder até 10% de desconto no IPTU para quem adotar medidas sustentáveis. Em Curitiba, terrenos com áreas verdes podem ter entre 10% e 100% de desconto.

A certificação ambiental é uma declaração que deve ser emitida por uma instituição de credibilidade, que ateste as qualidades ambientais do empreendimento.

- Publicidade -

Redação CicloVivo