- Publicidade -

Praça na Zona Leste de SP é revitalizada e ganha mais áreas verdes

Cerca de 200 pessoas construíram academia, parquinho com castelo, campinho com arquibancada, bicicletário, além de arte nos muros e paisagismo.

No último fim de semana, cerca de 200 moradores, funcionários voluntários da GVT, subprefeitura e apreciadores de ações populares transformaram a Praça Manoel Borges de Souza Nunes no Tatuapé, zona leste de São Paulo. Também conhecida como “Braúna”, na esquina das ruas Santa Lúcia e Bom Sucesso, a praça é uma das poucas concentrações de árvores da região.

- Publicidade -

O bairro faz parte da subprefeitura da Mooca, que conta com 8,4 m² de área verde por habitante, índice muito menor do que de outras regiões da cidade, como Santo Amaro, que conta com 63,53 m². O processo de transformação do espaço, que durou três semanas e contou com dinâmicas de grupo envolvendo moradores, chegou a sua etapa final com o mutirão popular. Estiveram presentes pessoas de todas as idades, com forte participação de crianças devido à presença de escolas na vizinhança.


Colocando a mão na massa. Foto: Marcos Honma

“Nós trabalhamos para conectar por meio da tecnologia e queremos estimular a conexão genuína entre as pessoas que vivem na região para se apropriar da praça e torná-la um espaço de convivência agradável a todos”, afirma a diretora de Sustentabilidade da GVT, Heloisa Genish.

Em apenas dois dias, a equipe de moradores e voluntários construiu palco para shows, campinho de futebol com arquibancadas, espaço de estar, academia de ginástica, bicicletário e parquinho com castelo. Para alegrar ainda mais o ambiente, os muros foram pintados por artista local, o chão ganhou uma mandala colorida e floreiras. Ao longo desta semana, também fica pronta uma pista de skate que começou a ser construída durante o mutirão.

- Publicidade -


Antes e depois. Foto: Marcos Honma

GVT na Praça

Já realizada na Vila Madalena e em Santo Amaro, a iniciativa visa integrar a empresa e seus colaboradores à comunidade local, além de dar uma contribuição que vai além da infraestrutura e serviços oferecidos pela empresa. A mobilização e organização das atividades são realizadas com base na metodologia do Instituto Elos, ONG parceira da empresa no projeto GVT na Praça, que busca modificar espaços urbanos de forma colaborativa com a comunidade. 

- Publicidade -