- Publicidade -

Postos de coleta apresentam baixo nível de doadores de sangue

As doações costumam diminuir no inverno. Saiba o que é preciso para ajudar.

Em razão das férias e a chegada do inverno, o número de doadores está abaixo do esperado. Isso dificulta o trabalho dos hemocentros e bancos de sangue, que precisam manter os estoques para atender às demandas de pacientes em emergências com grande perda sanguínea – politraumatizados.

- Publicidade -

Sofre também quem está com doenças hematológicas ou doentes transplantados, além de pessoas que necessitam de sangue continuamente para sobreviver.

De acordo com o médico Afonso José Pereira Cortez, diretor de postos de coleta e agências transfusionais da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), em São Paulo, as doações precisam ser contínuas mesmo em épocas de férias e inverno. “Não podemos deixar os estoques baixarem, pois cada doação pode ser utilizada por, no mínimo, três pessoas”.

O material coletado nas doações é fracionado em hemácias (que podem ser armazenadas por 35 dias), plaquetas (muito requisitadas por pacientes com câncer que podem ser conservadas por apenas cinco dias), e plasma, que pode ficar armazenado por até um ano.

Veja os requisitos para doação e ajude:

- Publicidade -

– Portar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira profissional, carteira de habilitação);

– Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60;

– Pesar acima de 50 Kg;

- Publicidade -

– Estar em boas condições de saúde;

– Estar alimentado, porém sem ter ingerido refeições pesadas (gordurosas);

– Não ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuários de drogas injetáveis e inalatórias, praticantes de sexo não seguro e vários parceiros sexuais, ou parceiros sexuais de portadores de AIDS ou hepatite).

O doador menor de 18 anos, quando acompanhado pelo responsável legal, deve levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação; se desacompanhado, precisa levar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório.