Inicio Mobilidade Porto Alegre comemora bons resultados em compartilhamento de bikes

Mobilidade

Porto Alegre comemora bons resultados em compartilhamento de bikes

25% dos usuários aproveitam as bicicletas compartilhadas para se deslocar ao trabalho.

29 de janeiro de 2015 • Atualizado às 09 : 34

Porto Alegre comemora bons resultados em compartilhamento de bikes
3.41K
0

Há dois anos a cidade de Porto Alegre conta com o sistema de compartilhamento de bicicletas. Durante este período, a cidade ganhou 40 estações, equipadas com 400 bicicletas e já somou mais de 540 mil viagens. De acordo com a prefeitura local, boa parte dos moradores já utiliza o sistema como meio de transporte diário.

As estações foram implantadas na capital gaúcha através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Assim como acontece em outras cidades brasileiras que possuem estrutura par ao compartilhamento de bicicletas, em Porto Alegre as unidades foram instaladas próximas a pontos de ônibus, estações de metrô e catamarã.

“Nosso objetivo com o projeto era promover a intermodalidade, dando a possibilidade ao usuário de utilizar a bicicleta integrada com o ônibus, por exemplo. Acreditamos que está dando certo e a população está aprovando”, explicou Vanderlei Cappelari, diretor-presidente da EPTC.

Durante os dois anos de funcionamento do sistema, a prefeitura calcula que foram percorridos 1.457 quilômetros, deixando de emitir um total de 202,56 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. “Outra característica importante, e que demonstra que o sistema está contribuindo como uma real alternativa ao transporte, é que 53,1% das viagens são realizadas nos dias de semana, sendo que 25% utilizam para se deslocar ao trabalho”, informou Cappelari.

Atualmente Porto Alegre conta com 18 ciclovias e mais de 25 quilômetros de vias exclusivas para os ciclistas. 

Redação CicloVivo

(3408)

logo
Fechar
Abrir
logo