- Publicidade -

População de São Paulo abraça represa Guarapiranga em mobilização

O “Abraço à Guarapiranga” chega a sua oitava edição e mobilizará as autoridades e a população para a importância da preservação dos mananciais

O “Abraço à Guarapiranga” chega a sua oitava edição e mobilizará as autoridades e a população para a importância da preservação dos mananciais de São Paulo, particularmente da represa localizada na Zona Sul de São Paulo. O evento será realizado na manhã deste domingo (16).

- Publicidade -

 Ícone da cidade, a Guarapiranga é conhecida internacionalmente como um espaço privilegiado para a prática de esportes náuticos. Após anos de mobilização e luta dos moradores da região e ambientalistas para a retirada dos seus muros, aos poucos está voltando a figurar como a “praia do paulistano”.

 Apesar de tudo isso, a Guarapiranga é o manancial mais ameaçado da cidade e sofre com a especulação imobiliária, a rápida e desordenada expansão urbana, desmatamentos, despejo de esgotos e resíduos. Ela está submetida continuamente a um processo intenso de agressões que, aceleradamente, compromete a capacidade de geração e armazenamento de água para o abastecimento da metrópole.

 A mobilização anual chamada de “Abraço à Guarapiranga” é uma maneira de chamar a atenção da população e de autoridades a todos os perigos e ameaças constantes ao reservatório. Também é uma maneira de mostrar que tem muita gente preocupada e lutando para preservar a represa.

PROGRAMAÇÃO

- Publicidade -

Parque da Barragem Capela do Socorro (Av. Atlântica, 1.100 – altura do 102 DP – Capela do Socorro)

A partir das 9h30 – Oficinas de ikebana, sustentabilidade, atividades ambientais e apresentações culturais, maracatu, capoeira, Sarau Cooperifa, johrei, produtos orgânicos das Apas Bororé-Colônia e Capiva-Monos etc.

10h – Saída do passeio ciclístico

- Publicidade -

11h – Plantio e distribuição de mudas

12h – Arrastão musical, cortejo do Abraço à Guarapiranga

 Jardim Ângela – M'Boi Mirim (Est. Do Riviera, 3286, Riviera/Jd. Ângela)

 8h – Saída de caminhadas das Paróquias da Região em direção ao Parque Ecológico do Guarapiranga

10h – Celebração de Missa Campal no Parque Ecológico do Guarapiranga

11h30 – Plantio de mudas

12h – Abraço simbólico à Guarapiranga

Solo Sagrado – Parelheiros (Est. Do Jaceguai, 6567, Parelheiros)

9h30 – Oficinas de horta caseira, ikebana e reciclarte

9h30 – Limpeza da orla da Guarapiranga

10h- Eco-movie (filmes ambientais)

12h – Abraço simbólico à Guarapiranga