- Publicidade -

Poluição de carros vira tinta para caneta na Ásia

A ideia é de fato aproveitar o subproduto da queima de combustíveis fósseis para gerar algo útil.

Um estudo de pesquisadores chineses e britânicos afirma que as mortes ligadas à poluição do ar já somam mais três milhões por ano. A pesquisa levou em consideração 228 países, ou seja, ninguém está a salvo. A questão é preocupante e motiva a busca pelos mais inusitados projetos que possam amenizar o problema. Exemplo disso é a tinta feita a partir das partículas poluidoras.

- Publicidade -

Desenvolvida pelo indiano Anriduh Sharma, a tinta é produzida por um dispositivo que filtra a fuligem. Esse sistema é acoplado no escapamento dos carrros, onde ele armazena os gases poluentes e posteriormente passa por um processo de filtragem e tratamento. A ideia é de fato aproveitar o subproduto da queima de combustíveis fósseis para gerar algo útil.

A fabricante, sediada em Singapura, garante que a técnica desintoxica os metais pesados, partículas carcinógenas da fuligem e que atualmente está em processo de certificação. Batizado de Graviky Labs, a startup nasceu de um trabalho de pesquisa realizado no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) formado por Sharma e mais três colaboradores.

- Publicidade -

O projeto está indo tão bem que a caneta chamada de Air-Link já ganhou até uma campanha de divulgação com a parceria de artistas e uma marca de cerveja asiática.

- Publicidade -