- Publicidade -

Poda ilegal de árvores renderá multa no interior de SP

Apesar de a legislação existir há mais de 17 anos, somente agora as autoridades municipais decidiram priorizar a fiscalização.

Em São José do Rio Preto, cidade do interior de São Paulo, as pessoas que realizarem podas ilegais de árvore serão multadas pela prefeitura. Apesar de a legislação existir há mais de 17 anos, somente agora as autoridades municipais decidiram priorizar a fiscalização.

- Publicidade -

Em declaração ao iG, o secretário de Meio Ambiente Ademir Perez, explicou que agora será feito valer. “Se tiver galho na calçada e a poda não foi autorizada, o cidadão será multado”, disse. A multa varia de R$ 123 a R$ 280 e, em caso de reincidência, o valor pode ser duplicado.

As grandes podas ilegais já eram punidas, no entanto, a prefeitura, através do órgão responsável, também estará atenta às pequenas podas feitas sem prévia autorização.

O cuidado com as árvores é essencial para o benefício da planta e da própria cidade. A poda é feita para melhorar a saúde da árvore e também se torna necessária quando ela, de alguma forma, atrapalha a fiação ou significa risco à população local.

A autorização para o serviço deve ser solicitada no posto do Poupatempo, juntamente com a justificativa pelo motivo do corte. Após aprovada, o cidadão pode realizar a poda legalmente, de acordo com as especificações apresentadas previamente.

- Publicidade -

Redação CicloVivo