- Publicidade -

Plataforma on-line calcula e neutraliza emissões de CO2 individuais

O sistema funciona de maneira muito simples e torna acessível algo que antes parecia distante ou obrigação de governos e grandes corporações.

[PUBLIEDITORIAL]

- Publicidade -

Pensar em aquecimento global pode parecer algo muito subjetivo ou distante. É difícil mensurar qual é a parte que cabe a cada um e quais são os impactos individuais ocasionados por nossas escolhas. No entanto, a plataforma on-line “Reduza e Compense CO2”, pode ajudar a tornar isso muito mais palpável.

A ferramenta, criada pelo Banco Santander, em parceria com a empresa Sustainable Carbon, especializada no desenvolvimento de projetos de redução das emissões de gases de efeito estufa, oferece uma calculadora da pegada ecológica e a opção de qualquer pessoa compensar as suas emissões pessoais.

O sistema funciona de maneira muito simples e torna acessível algo que antes parecia distante ou obrigação de governos e grandes corporações. Ao acessar a plataforma on-line, disponível aqui, o primeiro passo é fazer um cálculo que traduz os hábitos em toneladas de gás carbônico.

O meio de transporte utilizado ou, até mesmo, o tipo de veículo, a quantidade de resíduos gerada, o sistema de aquecimento doméstico, a quantidade de viagens aéreas realizadas, todas essas coisas são contabilizadas. Para se ter noção de como uma escolha, aparentemente simples, pode ter grandes influências, um carro popular movido a gasolina, rodando dez mil quilômetros ao ano pode emitir 1,48 toneladas de CO2. O mesmo veículo, quando movido a etanol, emite apenas 0,01 toneladas/ano.

- Publicidade -

Após ter o cálculo feito, é possível quantificar quanto custaria a neutralização das emissões do período de um ano. A compensação é feita através do pagamento de créditos voluntários a projetos de conservação ou energia limpa, pré-selecionados por profissionais e analisados pelo próprio banco, com a ajuda de organizações não governamentais.

Apesar do que pode parecer, não é caro fazer este processo de neutralização. Cada tonelada de carbono emitida custa, em média R$ 15 para ser compensada. Tento em vista que o primeiro passo é a conscientização para a redução no consumo, assim as emissões se tornam menores e os custos do processo também.

- Publicidade -

Mesmo sendo uma iniciativa criada pelo Santander, o banco garante que não lucra com o projeto e nem recebe um percentual pelas operações realizadas. Para que isso fique evidente, qualquer pessoa pode usar o sistema para neutralizar o carbono, independente de ser vinculado ao banco ou não. Além disso, o pagamento é feito via PagSeguro e enviado diretamente ao projeto receptor. “A plataforma conecta as partes e torna visível ao cliente como suas ações impactam o meio ambiente”, explicou Carolina Learth, diretora de Sustentabilidade do Santander.

#Eucompenso

Para incentivar os internautas a compensarem suas emissões de gases de efeito estufa e também para reafirmar o compromisso do Santander com a sustentabilidade, o banco lança a campanha #Eucompenso. Cada postagem feita em redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, usando a hashtag será neutralizada a partir de doações feitas pela própria instituição financeira.

De acordo com o departamento de Sustentabilidade do banco, a campanha se estenderá até o final de 2015 com a meta de compensar as emissões de 100 bilhões de postagens.

Para participar não é necessário que as publicações estejam falando sobre o assunto, elas precisam apenas ter a hashtag #Eucompenso incluída no texto.

Redação CicloVivo