Inicio Cidadania Plantio homenageia mulher que revolucionou a agricultura ecológica

Cidadania

Plantio homenageia mulher que revolucionou a agricultura ecológica

Ana Maria Primavesi já publicou 94 artigos científicos no Brasil e no mundo e escreveu 11 livros.

6 de julho de 2017 • Atualizado às 18 : 17

Ela, que hoje está com 97 anos, estará durante o plantio autografando seus livros. | Foto: Luiz Prado/Ana Maria Primavesi Divulgação

Plantio homenageia mulher que revolucionou a agricultura ecológica
1.10K
0

No próximo domingo (9), o parque Ibirapuera ficará mais verde e florido. Isso porque receberá um evento de plantio em homenagem a Ana Maria Primavesi: uma das maiores referências em agricultura orgânica do país.

Formada em engenharia agronômica, Ana já publicou 94 artigos científicos no Brasil e no mundo, escreveu 11 livros e colaborou em inúmeras outras publicações. Também já realizou palestras e cursos em diversas partes. Suas pesquisas em ciências do solo deram origem ao seu livro mais conhecido “Manejo Ecológico do Solo”.

A publicação é focada na importância de restabelecer o equilíbrio entre o homem, a natureza e os animais. Ana afirmava que o solo tem vida, uma ideia que, com o aprofundamento do livro, revolucionou a agricultura ecológica na América Latina. Seu trabalho na área fez com que ela fosse uma das fundadoras de importantes organizações, como a AAO (Associação de Agricultura Orgânica), estabelecido em São Paulo, e do MAELA (Movimiento Agroecológico Latinoamericano).

A homenagem então é mais do que merecida. Ela, que hoje está com 97 anos, estará durante o plantio autografando seus livros. Uma grande oportunidade de conhece-la. Mas, atenção: não haverá venda no local.

O evento será realizado na Alameda entre o lago e a Praça da Paz, nas proximidades do portão 8. Árvores e centenas de orquídeas, doadas pela população e por parceiros poderão ser plantadas pelos frequentadores do parque que receberão instruções sobre plantio e cuidados, antes de colocar a mão na massa.

Além do plantio, o evento contará com diversas atividades para todas as idades. Entre elas, troca de mudas, sementes, receitas e conhecimentos (sobre plantios, ODS, PANCS, bomba de sementes, compostagem, resíduos, segurança alimentar, Ecobairro, abelhas sem ferrão e muito mais), oficinas de bordado em folhas secas, pintura de plaquinhas com as crianças, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, origami e dança circular.

A organização pede aos participantes que levem escadas de até três degraus, tesoura sem ponta, borrifador, luvas para jardinagem, toalha ou canga, além de lanche para compartilhar e caneca. A intenção do evento é não gerar resíduos. Acompanhe mais informações aqui.

Realizado no domingo (9) das 9h às 14h, o evento é uma iniciativa do CADES Vila Mariana e AGENDA 2030 VM, com apoio da Prefeitura Regional Vila Mariana, Secretaria do Verde e Meio Ambiente e diversos parceiros.

Redação CicloVivo

(1102)

logo
Fechar
Abrir
logo