Inicio Vida Sustentável Pioneiro em Hortas Orgânicas dá curso em Ecovila de SP

Vida Sustentável

Pioneiro em Hortas Orgânicas dá curso em Ecovila de SP

“As pessoas vão descobrir que é possível fazer milagres em um metro quadrado de terra.”

21 de novembro de 2016 • Atualizado às 16 : 55

A ideia do curso é tornar a agricultura orgânica acessível a todas as pessoas. | Foto: iStock by Getty Images

Pioneiro em Hortas Orgânicas dá curso em Ecovila de SP
14.26K
0

O educador e engenheiro agrônomo Edson Hiroshi ministra o curso “Horta Orgânica: um Caminho”, na Ecovila Clareando, em Piracaia, a apenas 90 Km de São Paulo, nos dias 10 e 11 de dezembro. Durante o workshop, os participantes vão aprender a fazer o composto orgânico, preparar a terra, plantar corretamente e fazer inseticidas naturais.

A ideia do curso é tornar a agricultura orgânica acessível a todas as pessoas. Desta forma, quem mora em apartamento, por exemplo, vai conseguir fazer vasinhos de tempero sem agrotóxicos para usar na cozinha. E quem mora em um sítio pode aprender os princípios para se montar uma produção orgânica. “As pessoas vão descobrir que é possível fazer milagres em um metro quadrado de terra”, afirma ele.

A vivência tem por objetivo ensinar as pessoas que moram na cidade – ou mesmo no campo – a se reconectar à Natureza. “Cultivar uma horta orgânica é o primeiro passo se criar um diálogo com a terra”, afirma Hiroshi, um dos pioneiros da agricultura orgânica urbana no Brasil.

Seu primeiro curso, chamado de Unidade da Vida, foi lançado há 35 anos, quando o tema sustentabilidade ainda não estava em evidência. Hiroshi prestou várias consultorias para as primeiras fazendas orgânicas no Brasil que iniciaram a produção mais intensa de orgânicos. Desta vez, ele alia a experiência de morar 15 anos na Ecovila Clareando, em Piracaia, cultivando produtos orgânicos para consumo próprio e observando os ciclos da Natureza.

O curso acontece na horta comunitária da própria Ecovila. Para Hiroshi, é possível estabelecer uma comunicação com as plantas.  “Assim como um cachorro reconhece quem o trata, uma planta também se manifesta silenciosamente à presença do tratador”. Para Hiroshi, o hortelão orgânico passa a tratar as verduras como pets.

Serviço

Horta Orgânica: um Caminho

Quando: 10 e 11 de dezembro

Valor: R$ 290 (inclui hospedagem e alimentação vegetariana)

Inscrições e informações: [email protected]

Facebook: www.facebook.com/projetocasaclara

(14262)

logo
Fechar
Abrir
logo