- Publicidade -

Pinacoteca de São Paulo lança programa educativo para idosos

O programa tem o apoio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre

Com o apoio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta seu primeiro programa educativo para idosos.

- Publicidade -

O projeto, intitulado MEU MUSEU, promove visitas educativas à exposição “Arte no Brasil – uma história na Pinacoteca de São Paulo”, que abriga parte da coleção do museu, assim como exposições temporárias.

O apoio a essa iniciativa faz parte do posicionamento do Grupo BB E Mapfre de gerar valor para a sociedade. “A Pinacoteca do Estado de São Paulo é uma instituição cultural reconhecida pela sociedade e do qual nos orgulhamos muito. Com o projeto MEU MUSEU, queremos fortalecer o nosso papel como incentivador de ações culturais de qualidade que disseminam informação e, ao mesmo tempo, proporcionam uma contribuição educativa para a sociedade, reforçando a cultura como um valor maior, capaz de modificar a vida das pessoas”, destaca Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do Grupo BB E Mapfre.

Realizadas pelo Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, as visitas foram desenvolvidas para atender às necessidades de cada grupo de idoso, com pessoas de 60 anos ou mais, levando em consideração questões como percurso, tempo de visitação e diferentes abordagens ao museu e a suas obras. “Buscaremos trabalhar com as questões que são interessantes para essa faixa etária. Daremos ênfase à memória, buscando encontrar pontos em comum entre as memórias coletivas que o museu abriga e as memórias pessoais dos visitantes”, afirma Gabriela Aidar, coordenadora dos Programas Educativos Inclusivos da Pinacoteca.

Além de oferecer visitas educativas, o projeto MEU MUSEU tem como objetivo estabelecer parcerias com instituições de atendimento e atenção ao idoso, promover um curso de formação aos educadores sociais que trabalham com idosos, preparando-os para uma atuação mais qualificada no contato com a Arte, Cultura e Patrimônio e promover atividades de criação expressiva aos idosos visitantes.

- Publicidade -

As visitas serão realizadas seis vezes por semana, de terça a quinta, às 10h30 ou às 14h. O agendamento pode ser realizado pelo telefone (11 3324-0991) ou pelo e-mail ([email protected]). Os grupos devem ter no mínimo cinco e no máximo vinte pessoas.