- Publicidade -

Uma nova campanha no Avaaz pede que os governadores acabem com o imposto que incide na geração de energia solar. A ideia é que tirar os empecilhos que barram a ampliação das alternativas sustentáveis.

- Publicidade -

O Avaaz recolhe assinaturas do mundo inteiro em favor de causas ambientais. Por meio da petição “Governadores: acabem com o ICMS solar já!”, o grupo busca pressionar as autoridades a assinarem o convênio do Confaz (Conselho Nacional de Politíca Fazendária) que permite aos estados eliminarem o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que é adicionada na conta de luz, tornando um ônus para quem a escolhe.

“O Brasil tem um dos maiores potenciais do mundo para energia solar, mas atualmente este imposto faz com que a energia solar valha cerca de 20% menos, desmotivando cidadãos e empresas a aderirem a esta energia limpa”, diz o texto da campanha.

Quatro estados, recentemente, isentaram a população a pagar o tributo: São Paulo, Pernambuco, Goiás e Minas Gerais. “Eles representam 40% da população brasileira, que passa a ter a possibilidade de gerar sua própria energia de forma mais barata, sustentável e democrática”, afirma a organização ambiental Greenpeace – que apoia a petição.

Mais de 114 mil pessoas já assinaram. Para assinar basta colocar nome completo, email e CEP, veja aqui.

- Publicidade -

Redação CicloVivo