- Publicidade -

Pesquisadores descobrem 208 novas espécies na Ásia

Cientistas encontraram 208 novas espécies na região do Grande Mekong, na Ásia em 2010. Segundo a ONG WWF, o achado demonstra a grande e rica variedade de espécies da região, mas afirma que essas espécies correm risco de não sobreviverem.

Cientistas encontraram 208 novas espécies na região do Grande Mekong, na Ásia em 2010. Segundo a ONG WWF, o achado demonstra a grande e rica variedade de espécies da região, mas afirma que essas espécies correm risco de não sobreviverem devido à perda de habitat, desmatamento, mudanças climáticas, desenvolvimento excessivo e a caça ilegal.

- Publicidade -

Alguns destaques deste grande achado são o macaco “sem nariz”, encontrado em uma província remota de Mianmar que parece usar um topete e por esta razão foi apelidado de Elvis; a salamandra psicodélica (Cnemaspis psychedelica), chamada assim por suas cores chamativas e o lagarto Leiolepis ngovantrii, compostos só por exemplares femininos que se reproduzem por partenogênese – forma de reprodução assexuada de fêmeas, onde o crescimento e desenvolvimento de embriões ocorrem sem fertilização de um macho.

O macaco “Elvis” de nome científico Rhinopithecus strykeri não tem a protuberância do nariz e quando chove a água entra por suas fossas nasais fazendo-o espirrar sendo, portanto, fácil de ser encontrado na selva pelos habitantes locais, que reconhecem seu espirro. O macaco foi descoberto nas montanhas remotas do estado de Kachin, no Norte da Birmânia.

"Enquanto estas espécies são novas para a ciência, muitas já estão sendo servidas como jantar, lutando para sobreviver em um habitat cada vez mais reduzido ou à beira da extinção", advertiu Stuart Chapman, diretor do Programa da WWF para o Grande Mekong.

Os relatórios do Grande Mekong indicam que 1.068 novas espécies foram identificadas pela ciência, entre 1997 e 2007, na região. Segundo a WWF, a pesquisa também inclui cinco tipos de plantas carnívoras descobertas na Tailândia e Camboja. Especialistas em botânica afirmam que estas plantas podem atrair e se alimentarem de pequenos ratos, lagartos e até algumas espécies de aves.

- Publicidade -

Na opinião de Chapman, “O tesouro de biodiversidade da região poderá perder-se se os Governos não investirem na conservação, fundamental para garantir a sustentabilidade em longo prazo, tendo em conta as alterações ambientais globais”.

Em outubro, foi anunciada a morte da última fêmea da espécie de rinocerontes de Java. Chapman lamentou a extinção como um indicador trágico da degradação da biodiversidade local devido ao desenvolvimento insustentável.

Ainda este mês, seis líderes [da região] se reunirão na Birmânia para desenvolver uma nova estratégia de cooperação econômica para os próximos dez anos, levando em consideração os benefícios da biodiversidade e os prejuízos de sua perda.

- Publicidade -

As descobertas foram feitas na região do Rio Mekong, que atravessa seis países: China, Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã.