- Publicidade -

Pesquisador de energias renováveis brasileiro é premiado na Índia

José Goldemberg, reconhecido especialista em energia, que ajudou a lançar as fundações científicas para o programa brasileiro de biocombustíveis, é o vencedor do Prêmio de Ciência de Trieste Ernesto Illy.

José Goldemberg, presidente do Conselho de Estudos Ambientais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) e reconhecido especialista em energia, que ajudou a lançar as fundações científicas para o programa brasileiro de biocombustíveis, é o vencedor do Prêmio de Ciência de Trieste Ernesto Illy. Goldemberg recebeu o prêmio, nesta terça-feira, em Hyderabad (Índia), das mãos do primeiro-ministro indiano Manmohan Singh.

- Publicidade -

O professor da Universidade de São Paulo (USP), que se tornou um dos principais defensores de novas tecnologias para promover o desenvolvimento sustentável, receberá US$ 100 mil em reconhecimento as suas pesquisas no campo da energia renovável.

“Esse prêmio concede uma satisfação muito grande. É um reconhecimento sério, que vem de cientistas que partilham e identificam o real valor da pesquisa, sem qualquer interesse político”, disse Goldemberg.

O Prêmio de Ciência de Trieste Ernesto Illy é concedido, anualmente, a pesquisadores de países em desenvolvimento, por suas significativas contribuições à ciência, e tem o apoio da illycaffè, TWAS e Fundação Ernesto Illy.

Em um artigo publicado na revista Science, em 1978, Goldemberg e seus colegas apresentaram uma série de evidências científicas, que demonstram que os biocombustíveis, derivados da cana-de-açúcar, poderiam reduzir o uso de combustíveis fosseis no Brasil, enquanto seriam menos prejudiciais ao meio ambiente.

- Publicidade -

“Na época”, lembra Goldemberg, “os esforços para desenvolver biocombustíveis no Brasil foi, em grande parte, justificada pela segurança energética. Nossa pesquisa demonstrou que a produção de biocombustíveis não somente reduziria o uso e a dependência do combustível fóssil, como também ajudaria a reduzir a poluição do ar e as emissões de gases do efeito estufa”.