- Publicidade -

Pesquisa comprova que extração de petróleo pode causar terremotos

Pesquisadores norte-americanos concluíram que os poços usados na produção de petróleo têm influência direta na formação de terremotos de baixa intensidade nos EUA. As análises foram feitas no estado do Texas.

Pesquisadores norte-americanos concluíram que os poços usados na produção de petróleo têm influência direta na formação de terremotos de baixa intensidade nos EUA. As análises foram feitas no estado do Texas e publicadas na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA (PNAS).

- Publicidade -

Conforme informado no estudo, que levou dois anos, os tremores ocorreram em escala menor do que 1,5 grau, ou seja, foram leves demais para serem sentidos pela população. No entanto, os aparelhos de controle, instalados em todo o país conseguiram detectar as mudanças.

Os dados considerados por Cliff Frohlich, responsável pelo estudo e pesquisador da Universidade de Austin, datam de novembro de 2009 a setembro de 2011. As maiores incidências foram identificadas nas proximidades de poços usados para o descarte de fluídos da produção petrolífera.

Segundo o especialista, os eventos não causaram perigo à população, mas serve de alerta para o possível impacto que a atividade pode render, já que “estão aumentando a chance dos terremotos ocorrerem”.

O resultado do estudo comprova que os abalos sísmicos são muito mais comuns do que se imaginava nas regiões em que ocorre a perfuração e o depósito de resíduos no solo, os chamados “fraturamentos hidráulico”. Com informações do Globo Natureza.

- Publicidade -

Redação CicloVivo