- Publicidade -

Pesquisa revela que batom possui mais metais do que se imagina

Durante o estudo foram encontrados cádmio, cobalto, alumínio, titânio, manganês, crômio, cobre e níquel.

Maquiar-se antes de sair de casa faz parte da rotina de muitas mulheres e até de alguns homens. Entre os itens básicos que elas levam na bolsa, está o batom – que, de um lado, dá cor aos lábios – mas, por outro, possui metais que podem ser prejudiciais à saúde.

- Publicidade -

Não é novidade que os batons possuem traços de chumbo, mas estudos recentes têm demonstrado que há mais metais do que se pensava. Foram encontrados cádmio, cobalto, alumínio, titânio, manganês, crômio, cobre e níquel.

A FDA (órgão federal dos Estados Unidos que regula alimentos e drogas) publicou, em 2011, um estudo que aponta traços de chumbo em 400 batons. Entretanto, o órgão e as indústrias de cosméticos afirmam que o nível médio do metal encontrado em cada amostra não é arriscado.

Para Katharine Hammond, da Universidade da Califórnia, principal autora de um estudo recente sobre o tema, é preciso se preocupar, uma vez que a exposição aos cosméticos é diária. "Não estamos tentando criar pânico. Estamos dizendo para não sermos complacentes, já que esses metais sabidamente afetam a saúde", afirmou a especialista ao New York Times.

O estudo também sugere que os batons de coloração mais fortes podem conter uma quantidade maior de metais, devido à contaminação nos pigmentos. A situação ainda se agrava, levando em consideração que o produto muita vezes fica acessível às crianças, que usam e até ingerem a pasta.

- Publicidade -

A pesquisa foi realizada com batons e glosses labiais de marcas comuns, disponíveis em qualquer loja. Com informações do New York Times.

Redação CicloVivo

- Publicidade -