- Publicidade -

Lutar pelo meio ambiente não é prioridade dos jovens brasileiros, diz pesquisa

Ipea diz que combate às mudanças climáticas aparece no fim da lista das prioridades das pessoas de até 25 anos no país.

Um estudo produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que o combate às mudanças climáticas aparece no fim da lista das prioridades dos jovens brasileiros que têm entre 19 e 25 anos. O documento foi divulgado no final de julho deste ano, levando em consideração as manifestações que recentemente se espalharam por todo o Brasil.

- Publicidade -

De acordo com a pesquisa, a preocupação com as mudanças climáticas é prioridade apenas para 7,3% dos jovens brasileiros. Os dados compilados pelo Ipea analisaram mais de onze mil pessoas, concluindo que a luta por educação de qualidade aparece no primeiro lugar das prioridades destas pessoas, respondendo a pouco mais de 85% das intenções.

Logo atrás, vem a busca por melhorias na saúde pública e a reivindicação por alimentos de qualidade, com 70%. Vale lembrar que a luta pela boa alimentação também envolve fatores ambientais, tanto relacionados à origem, como à distribuição justa – plantio, uso de agrotóxicos e condições socioeconômicas.

A pesquisa recentemente divulgada confronta com um estudo realizado pelo Nube no início de 2013, o qual comprova que os jovens estão mais dispostos a lutar por causas ambientais, sobretudo porque a preocupação com os danos causados pelo homem à natureza aumentou consideravelmente nos últimos tempos.

É preciso também observar que as mobilizações pela preservação do meio ambiente e pelo fim das mudanças climáticas ultrapassam debates e protestos: prova disso é que vêm aumentando as ações de conscientização ambiental em todo o país, como bicicletadas, criação de hortas urbanas, parklets, intervenções artísticas e muitas outras iniciativas.  Com informações do Instituto Carbono Brasil.

- Publicidade -

Redação CicloVivo