- Publicidade -

Personalidades ambientalistas que se destacaram em 2012

Algumas personalidades famosas realmente roubaram a cena em 2012. Os episódios vão desde ajuda a crianças carentes até a participação em protestos de cunho ambiental. O CicloVivo separou cinco destaques deste ano que você confere na lista abaixo.

Algumas personalidades famosas realmente roubaram a cena em 2012. Os episódios vão desde ajuda a crianças carentes até a participação em protestos de cunho ambiental. O CicloVivo separou cinco destaques deste ano que você confere na lista abaixo.

- Publicidade -

1. Camila Pitanga

A atriz global protagonizou um dos eventos mais famosos na luta ambientalista contra as alterações no Código Florestal. Camila era a apresentadora em uma cerimônia de premiação universitária, na qual a presidente Dilma Rousseff marcou presença. Durante a entrega das premiações a atriz pediu licença à autoridade e disse claramente: “Veta, Dilma”. A presidente apenas sorriu.

O mote utilizado pela artista já era utilizado em protestos na internet, em que a hashtag #vetadilma era usada por manifestantes contra a nova legislação através do twitter e facebook. A ação de Camila ganhou repercussão nacional.

2. Chico Bento

- Publicidade -

 O personagem caipira das estórias em quadrinhos também não ficou calado diante das propostas de mudança no Código Florestal. Maurício de Sousa utilizou o alcance que tem nas redes sociais e a fama de seu personagem para pedir o veto.

Através de sua conta pessoal no Twitter, Maurício de Sousa criou uma tirinha em que o Chico Bento, juntamente com outros personagens de sua estória, que estão diretamente ligados ao meio ambiente, cobram o empenho da presidente com as causas naturais. Eles pedem o veto, como alternativa para manter a biodiversidade intacta.

3. Leonardo DiCaprio

- Publicidade -

O famoso astro hollywoodiano é constante destaque em ações ambientais. Neste ano ele participou de alguns momentos bastante específicos. Além de ter a sua higiene pessoal questionada pela imprensa mundial, após uma amiga dizer que ele quase não tomava banho para minimizar seu impacto na natureza, ele lançou uma marca de café sustentável.

Todo o lucro obtido com a venda do café de sua marca será destinado a projetos sustentáveis da Fundação Leonardo DiCaprio. O projeto também incentiva a economia em países pouco favorecidos.

Como se não bastasse, o ator aproveitou a sua bela imagem para solicitar a criação de um santuário marinho no Oceano Antártico. O pedido reitera a campanha do Avaaz.

4. Bill Clinton

Pelo segundo ano consecutivo o ex-presidente dos Estados Unidos marcou presença nas questões ambientais brasileiras. Em 2011, ao palestrar no Fórum Internacional de Sustentabilidade ele falou sobre a importância das ações do Brasil em âmbito mundial. O principal destaque da fala foi direcionada à preservação da floresta amazônica.

Neste ano, Clinton foi convidado a participar de um evento sobre educação corporativa e sustentabilidade na Universidade de Fortaleza. A presença do ex-presidente no Brasil foi tida como um indício de que a Fundação Clinton inicie atividades em solo brasileiro.

Redação CicloVivo