- Publicidade -

Pernambuco anuncia implantação de BRT para 2014

Se tudo der certo, os pernambucanos poderão usufruir de um novo sistema de transporte em abril do próximo ano.

Se tudo der certo, os pernambucanos poderão usufruir de um novo sistema de transporte, na capital do estado, já em abril do próximo ano.

- Publicidade -

Nos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste de Recife trafegarão 170 veículos do modelo Bus Rapid Transit (BRT). As linhas de ônibus serão operadas pelas empresas Conorte e Rodoviária Metropolitana, que venceram as licitações e firmaram contrato, na última quarta-feira (27), com o governador Eduardo Campos.

O documento assinado prevê que os coletivos tenham ar-condicionado, motor traseiro, câmbio automático e capacidade para 90 pessoas. A previsão é que a partir de abril começam a operar 15 ou 20 BRTs.

Sistema BRT

O Bus Rapid Transit (BRT), ou sistema de corredores de ônibus rápidos, foi idealizado pelo ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, em 1974. A ideia era oferecer mais qualidade no transporte coletivo e, desta forma, incentivar mais pessoas a trocarem os carros pelos ônibus.

- Publicidade -

Tais corredores são comparados aos metrôs devido o tempo menor de viagem e conforto. Além disso, o custo de implantação e transtorno no entorno de obras é consideravelmente reduzido, em comparação ao convencional veículo sobre trilhos.

Até mesmo a revista inglesa “The Economist” já divulgou um estudo afirmando que o BRT, além de ser mais eficiente que os trens e metrôs, é também mais barato. Segundo os pesquisadores, o sistema pode abranger mais pessoas e áreas maiores do que um metrô, que beneficia apenas uma região.

Redação CicloVivo

- Publicidade -