- Publicidade -

Pedalar em grupo diminui o cansaço em 75%

Priorizando a segurança e respeitando o espaço dos demais ciclistas, pedalar coletivamente é uma forma de estimular o uso da bicicleta e percorrer distâncias mais longas.

O bicampeão e professor de ciclismo Marcelo Iannini afirmou que as pessoas que pedalam em grupo economizam até 75% de energia, uma vez que entram no vácuo do outro ciclista. Primeiramente, a medida foi aplicada aos atletas que participam de competições, mas os benefícios se estendem até mesmo a quem anda de bike uma vez por semana, já que o convívio em grupo estimula as pessoas a aderirem às bikes.

- Publicidade -

A pouca distância que separa os ciclistas numa prova de velocidade diminui o desgaste físico porque, quanto menor o espaço, menor também é a resistência do vento, responsável pelo cansaço. No entanto, é preciso ficar atento para o equilíbrio, sobretudo nos passeios ciclísticos, em que há diversos tipos de participantes, com diferentes níveis de condicionamento físico.

A dica mais importante, então, é ficar atento para respeitar os espaços de todos os ciclistas. "É bem delicado. Uma encostada já pode te desequilibrar”, explica Kleber Ramos, brasileiro mais bem colocado na Tour do Rio de 2013. O mesmo conselho vale, principalmente, para quem participa de competições com as bikes. “É preciso muito treino para que, na hora da corrida, você consiga lidar com os riscos", completa o ciclista.

Embora o método seja aliado na redução do cansaço, nem sempre é possível pedalar com pouca distância nas ciclovias, e, principalmente, nas ciclofaixas de lazer – vias exclusivas nas quais também não é indicado apostar em altas velocidades, em respeito aos demais ciclistas. No entanto, a tática ajuda a reduzir o esforço nos pedais noturnos – passeios ciclísticos coletivos que incentivam muita gente a aderir a bike como meio de transporte nos grandes centros urbanos. Com informações da Revista Bicicleta.

Redação CicloVivo

- Publicidade -