- Publicidade -

Pedalada incentiva mulheres a usarem a bike como meio de transporte em SP

No dia 22 de março a cidade de São Paulo será o palco para um passeio ciclístico especial para mulheres.

No dia 22 de março a cidade de São Paulo será o palco para um passeio ciclístico especial para mulheres. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

- Publicidade -

A Prefeitura de São Paulo vem implementando uma nova agenda de políticas públicas, dando prioridade a projetos que promovem a ocupação do espaço público urbano, como forma de promover a cultura e garantir direitos de cidadania.

Esse nova forma de encarar a cidade influencia especificamente a vida das mulheres, que sofrem mais com diversas formas de violência. Campanhas, como “Chega de Fiu Fiu” e “Eu não mereço ser estuprada” tem crescido substancialmente.

Todas essas propostas têm como plano de fundo a temática do direito a cidade, a partir de uma perspectiva de gênero, e evidenciam o quão problemático e violento pode ser para uma mulher transitar e vivenciar plenamente.

Une-se a isso o fato da violência exercida contra as mulheres no espaço público se refletir na escolha da bicicleta como meio de lazer e de transporte. Atualmente, 80% das pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte em São Paulo e participantes em eventos de ciclismo são homens.

- Publicidade -

A pedalada Mulheres em Movimento tem, portanto, o objetivo estimular a ocupação pelas mulheres das ruas da cidade através da bike e promover uma reflexão sobre a maior vulnerabilidade enfrentada pelas mulheres no espaço público.

O evento acontece na manhã do próximo domingo (22), com saída do Vale do Anhangabaú. A prefeitura disponibilizará 50 bicicletas para serem emprestadas. No entanto, é necessário se inscrever na pedalada até o dia 13 de março.

Clique aqui para mais informações e inscrição. 

- Publicidade -