Inicio Tecnologia Pavimento feito de plástico reciclado gera energia solar e cinética

Tecnologia

Pavimento feito de plástico reciclado gera energia solar e cinética

A cada metro quadrado da instalação é possível gerar 160W.

13 de dezembro de 2016 • Atualizado às 11 : 59
Pavimento feito de plástico reciclado gera energia solar e cinética

O ideal seria usar o sistema como fonte de energia para uso local, alimentando equipamentos de baixa potência. | Foto: Divulgação

5.37K
0

Transformar ruas e calçadas em usinas de energia renovável tem sido a grande aposta de muitos cientistas em diversas partes do mundo. Já estão disponíveis no mercado e em testes as estradas que geram energia solar. No entanto, um projeto húngaro quer ir além disso. A tecnologia desenvolvida pela Startup Platio usa materiais reciclados e ainda aproveita também a energia do movimento para produzir eletricidade.

O sistema desenvolvido pela Platio é construído em torno de uma célula de silício monocristalino, montado em vidro temperado, que são incorporados em uma estrutura de plástico reciclado. De acordo com a empresa, o pavimento é durável o suficiente para suportar o tráfego diário.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A instalação é extremamente simples. Os módulos são montados através de encaixes, semelhantes ao das peças de Lego. Por enquanto, a intenção é usar o pavimento em calçadas. Aproveitando a exposição solar e também a passagem dos pedestres.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A empresa oferece a tecnologia em três cores diferentes e garante que a cada metro quadrado da instalação é possível gerar 160W. Segundo os criadores, o ideal seria usar o sistema como fonte de energia para uso local, alimentando equipamentos de baixa potência.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A matéria-prima da Platio é o seu grande diferencial em comparação aos outros pavimentos solares e até em relação aos tradicionais, que usam pedra, cimento, cascalho, entre outras coisas, enquanto a calçada solar tem boa parte de sua estrutura proveniente de resíduos plásticos reciclados.

Clique aqui para acessar o site da empresa e acompanhar outros detalhes da tecnologia.

Redação CicloVivo

 

 

 

(5365)

logo
Fechar
Abrir
logo