- Publicidade -

Passeio e corrida conduzem paulistanos a desvendarem rios invisíveis

Parque Ecológico do Tietê, Zoológico e Centro Histórico são os pontos de encontro do Circuito.

A iniciativa Rios e Ruas nasceu em 2010 para desvendar a relação dos rios com a origem da capital paulista. Como parte das ações desse movimento, será realizado o “Passeio e Corrida Circuito Caixa Rios e Ruas”, um programa com roteiros que percorrem os rios invisíveis e suas bacias hidrográficas.

- Publicidade -

O Rio e Ruas é fruto da parceria entre o arquiteto urbanista José Bueno e do educador Luiz e Campos Jr., dedicada ao estudo da malha hidrográfica de São Paulo. Inspirado pelo movimento, Charles Groisman, fundador da IdeaAction, se juntou à dupla e criou projetos para difundir, de maneira lúdica, os conceitos acerca do tema. Além da Mostra Rios e Ruas, ele organiza agora o evento esportivo.  

“O desenvolvimento urbano de São Paulo soterrou nos últimos 100 anos cerca de 1500 km de rios e retificou trajetórias de outros, como a do rio Tietê, que tinha curvas e agora se encontra retificado. A população paulistana foi levada a acreditar que os rios são inimigos do cidadão, por provocar mau cheiro, doenças, inundações, por impedir a ocupação e prejudicar o fluxo do trânsito”, afirma Groisman.


Foto: Samuel Esteves/Mostra Rios e Ruas

O Passeio e Corrida Circuito Caixa Rios e Ruas se divide em três etapas. Em todas elas, sairão um grupo de passeio (caminhada 3 km) e outro de corrida (5 km). O primeiro evento será realizado no dia 16 de novembro e o ponto de encontro será o Parque Ecológico do Tietê (Rod. Ayrton Senna Km 17), explorando a região das margens do Rio Tietê.

- Publicidade -

Os participantes serão acompanhados pelos líderes da Iniciativa Rios e Ruas e de monitores especializados, que passarão informações gerais e também específicas sobre a história da bacia hidrográfica pela qual estiverem atravessando. O Manual de Etiqueta da Água, produzido pelo apoiador do circuito, o Planeta Sustentável, integra o kit do evento.

Na segunda etapa, no dia 30 de novembro, a expedição partirá do Zoológico e percorrerá as nascentes do rio Ipiranga. A última, programada para o dia 14 de dezembro, vai explorar o entorno do Vale Anhangabaú, o Centro Histórico da cidade.

Voltado a todos os interessados no tema, no bem-estar geral e/ou amantes do esporte, o Circuito disponibiliza seu regulamento no site, por onde também devem ser efetuadas as inscrições.  

- Publicidade -

1ª etapa:

Data: 16/11/2014

Cidade: São Paulo / SP

Local: Parque Ecológico do Tietê – Rod. Ayrton Senna Km17

Horário: 7h30

2ª etapa:

Data: 30/11/2014

Cidade: São Paulo / SP

Local: Jd. Zoológico – Nascentes do Ipiranga

Horário: 8h

3ª etapa:

Data: 14/12/2014

Cidade: São Paulo / SP

Local: Centro Histórico – Vale do Anhangabaú

Horário: 8h