- Publicidade -

Parque Tecnológico da Bahia ganha sistema de energia solar fotovoltaico

Doado pela a Enel Green Power Brasil, o sistema abastece parte da energia da incubadora de negócios do campus.

A Enel Green Power Brasil, subsidiária brasileira da Enel de energia renovável, doou um sistema de microgeração de energia solar para o Parque Tecnológico da Bahia, o maior centro de pesquisa em inovação do estado. O sistema já está fornecendo energia para a incubadora de negócios da instituição (ÀITY), localizada na cidade de Salvador e que pertence à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia.

- Publicidade -

“A Bahia é um estado estratégico para a Enel no Brasil,” informou Luigi Parisi, Responsável pela Enel Green Power Brasil. “A Bahia é atualmente o estado com maior participação na nossa capacidade em renováveis no Brasil, considerando os projetos que estamos operando e que estão em construção. Nosso apoio em ajudar a um centro de pesquisa a se tornar mais sustentável e eficiente reforça nosso compromisso com inovação e desenvolvimento sustentável na região.”

Foto: Divulgação/Gabriel Pinheiro

 

A empresa financiou a instalação do sistema fotovoltaico de 4,32 kWp, efetuada em fevereiro. Os painéis vão evitar a emissão de 3,64 toneladas de CO2 na atmosfera por ano. Rodrigo Hita, Chefe de Gabinete da Secti, destacou os benefícios do sistema, que, “além de reduzir o impacto do Parque Tecnológico no meio ambiente, contribuirá também com até 60% das necessidades de energia de nossa incubadora de negócios.”

Líder em geração de energia solar do Brasil e um dos principais players eólicos do país, a Enel Green Power Brasil está investindo no desenvolvimento das energias renováveis no estado da Bahia, onde a empresa conta com um total de nove plantas de energia em operação ou em construção. A Enel Green Power Brasil está construindo três plantas solares com uma capacidade total de 515 MW e três parques eólicos que somam capacidade de 442 MW no estado, incluindo os 254 MW do projeto Ituverava, o segundo maior parque solar em construção da América Latina (veja aqui). A empresa também opera outras três plantas eólicas no estado com capacidade instalada total de 264 MW.

- Publicidade -

O grupo Enel, através das subsidiárias Enel Green Power Brasil (EGPB) e Enel Brasil, tem uma capacidade instalada total de 1,302 MW de energias renováveis no Brasil – dos quais 400 MW são de energia eólica, 12 MW de energia solar fotovoltaica e 890 MW de energia hídrica – além de mais 442 MW de projetos eólicos e 807 MW de projetos solares atualmente em execução.