- Publicidade -

Para ser feliz, é preciso pensar no coletivo

Felicidade sustentável é aquela que contribui para o bem-estar individual, comunitário e global.

Você já pensou na relação entre sustentabilidade e felicidade? O termo “felicidade sustentável” foi criado pela professora canadense Catherine O’Brien. Segundo ela, para ser feliz é preciso levar em consideração que as ações individuais refletem todo o coletivo.

- Publicidade -

Sabendo do impacto positivo ou negativo, que uma atitude pode gerar, cada um escolhe como agir. Catherine defende que esta é a felicidade que contribui para o bem-estar individual, comunitário e global. Sem a exploração de outras pessoas, ambientes ou gerações futuras.

Pensando nisso, fica claro que os aspectos ambientais, sociais e econômicos precisam ser analisados como um todo. Desde as pequenas escolhas diárias até grandes decisões. O que significa que é preciso levar tais aprendizados dentro do seu ambiente de trabalho, educacional e, claro, nas relações pessoais.

Uma pesquisa do European Social Survey mostrou que as pessoas que concordavam com a afirmação: “é importante cuidar do meio ambiente”, apresentavam os mais altos níveis de bem-estar, como você pode conferir abaixo.

ambientegrafico

- Publicidade -

Já dados do World Values Survey mostram que as pessoas que reciclam são mais felizes do que aquelas que não o fazem:

reciclargrafico

- Publicidade -

Muitos acreditam que a busca pela felicidade é somente um caminho individual. Mas, fica cada vez mais claro que criar comunidades saudáveis e habitáveis é essencial para que todos possam conviver harmonicamente. E é muito importante sentir que somos parte de algo maior que nós.

Redação CicloVivo