- Publicidade -

Para você, panqueca só é boa se for de carne vermelha ou frango? Se a resposta é sim, essa receita do movimento Segunda Sem Carne pode lhe fazer mudar de opinião. Confira os ingredientes e como preparar uma panqueca com verduras e muito tempero.

- Publicidade -

Massa:

2 copos de água

2 e 1/2 copos de farinha de trigo

Sal a gosto

- Publicidade -

Recheio:

1 batata grande

1 abobrinha média

- Publicidade -

2 xícaras de proteína de soja escura e miúda

Pimenta calabresa a gosto

Sal a gosto

1 colher de café de curry

1 colher de café de cominho

Alcaparra ou azeitona a gosto

2 colheres de café de manjericão desidratado

1 colher de suco de limão

3 colheres de sopa de óleo ou azeite

Coentro ou salsa a gosto

Molho de tomate da sua preferência para cobrir

Preparo

Recheio:

Coloque a proteína de soja de molho na água por 10 minutos. Coloque numa peneira e lave em água corrente. Esprema e coloque numa vasilha. Tempere com sal, curry, cominho, manjericão, limão e pimenta. Reserve. Descasque a batata, retire os estragadinhos da abobrinha se for necessário e rale na parte grossa do ralador. Numa panela, coloque o óleo, a proteína de soja temperada e as alcaparras. Refogue em fogo alto mexendo sem parar até começar grudar no fundo da panela.

Acrescente a batata e a abobrinha, mais sal e refogue em fogo baixo, panela tampada, mexendo sempre até cozinhar bem. Não acrescente água. Acrescente o coentro, mexa e desligue o fogo. Deixar na panela tampada.

Massa:

Bata os ingredientes no liquidificador. Aqueça uma frigideira antiaderente e esparrame alguns pingos de óleo no fundo e nas beiradas na primeira vez. Coloque a massa no centro ou da maneira que preferir e vá fazendo movimentos com a frigideira pra que a massa esparrame em todo o fundo.

Deixe em fogo alto até as bordas começarem a se soltar. Isso indica que a massa já se desprendeu do fundo. Erga com uma colher e confira se já fez pontos dourados. Se sim vire a massa com a ajuda da colher ou com malabarismo. Deixe dourar do outro lado, abaixe o fogo e coloque a massa num prato.

Coloque outra massa pra fritar, sempre colocando alguns pingos de óleo na frigideira antes e fazendo movimentos pra que se espalhem. Aumente o fogo.

Enquanto a massa frita, coloque duas colheres de sopa bem cheias de recheio na massa pronta e enrole a panqueca.

– É normal sair fumaça das bordas da frigideira.

– No final da preparação, a massa engrossa um pouco, então dilua com um pouquinho de água.

Rende 12 unidades com 17 cm de diâmetro.