- Publicidade -

Panda Gigante sai da lista de espécies “Em perigo” de extinção

Em 2009, a situação era tão precária que os especialistas previam uma extinção total em apenas três gerações.

urso panda
Foto: Dominik Gubi | Flickr

O Panda Gigante está oficial fora da lista de espécies em extinção. De acordo com o relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), agora a espécie foi rebaixada de “Em Perigo” para o status de “Vulnerável”. Nos últimos dez anos, graças aos trabalhos de recuperação, a população de Panda Gigante cresceu 17%.

- Publicidade -

O resultado é extremamente positivo, pois, em 2009, a situação era tão precária que os especialistas previam uma extinção total da espécie em apenas três gerações. Para impedir que isso acontecesse, a China criou 67 reservas, que protegem, em média, dois terços de toda a população de pandas do mundo.

De acordo com a IUCN, estima-se que existam 1.864 pandas adultos na China e, em média, 200 filhotes. Para chegar a esses números, foi necessário um trabalho intenso de proteção das florestas e reflorestamento, para que os animais tivesses mais espaço disponível.

“A recuperação dos pandas mostra que quando a ciência, a vontade política e engajamento das comunidades andam juntos, podemos salvar animais selvagens e também melhorar a biodiversidade”, disse Marco Lambertini, diretor da WWF, em comunicado oficial à imprensa.

A floresta é imprescindível para que os animais tenham alimentos e condições ideais para sobreviverem e se reproduzirem. No caso dos pandas, isso é ainda mais importante, já que eles se reproduzem em uma taxa muito lenta e precisam de 12,5 kg de bambu por dia para serem saciados.

- Publicidade -

Redação CicloVivo