- Publicidade -

Máquina usa raios solares para despoluir água

A base da tecnologia são os fotocatalisadores e os raios ultravioletas, trabalhando em alta velocidade.

A Panasonic tem trabalhado na criação de um sistema que despolui água do solo através dos raios solares. A base da tecnologia são os fotocatalisadores e os raios ultravioletas, trabalhando em alta velocidade. A proposta foi pensada para atender a comunidades carentes.

- Publicidade -

De acordo com a empresa japonesa, quando os fotocatalisadores são expostos à luz ultravioleta, é formado um oxigênio reativo, que purifica as substâncias tóxicas presentes na água. O material usado para esta função é o dióxido de titânio, TiO2.

Um dos problemas observados em sistemas semelhantes de purificação da água é que, por estar em partículas muito pequenas, retirar o TiO2 da água era muito difícil. Para resolver este empecilho, a Panasonic apostou no uso de zeólito, que também libera dióxido de titânio, mas em uma superfície inerente.

O processo tem baixos custos, pois pode ser repetido diversas vezes, utilizando o mesmo material de limpeza. O resultado é uma água livre de poluentes e ideal para o consumo humano. Como a velocidade da reação dos materiais é muito alta, a despoluição também acontece mais rápido.


Foto: Divulgação

- Publicidade -

A empresa japonesa apresentou o sistema recentemente em Tóquio, no Japão, mas pretende aplicá-lo em países em desenvolvimento. O intuito é utilizar o processo de purificação dentro de próprios caminhões que levam água a comunidades rurais e afastadas. A Índia deve ser um dos primeiros locais a receber a tecnologia.

Redação CicloVivo

- Publicidade -