- Publicidade -

Osasco inaugura 15km de ciclofaixa

O trajeto exclusivo para ciclistas liga o Parque Chico Mendes ao Parque Nelson Vilha Dias, com funcionamento aos domingos, das 7h às 16h.

Foi inaugurada, no último domingo (6), uma ciclofaixa para a população de Osasco, região metropolitana da capital paulista, que funcionará todos os domingos, das 7h às 16h. Com 15,5 quilômetros de trajeto exclusivo para ciclistas, a via liga os parques Chico Mendes, no Bussocaba, e Nelson Vilha Dias, no Rochdale.

- Publicidade -

A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Osasco e conta com o apoio do Grupo Bradesco Seguros. O traçado da ciclofaixa passa por importantes avenidas, como a Prefeito Hirant Sanazar, Domingos Odália Filho e Brasil, incluindo ainda o viaduto Guerino Spitalletti. “Em cada uma dessas vias, teremos faixas exclusivas para os ciclistas nos dois sentidos. A exceção fica para os viadutos, onde a faixa vai operar em mão dupla”, explica o secretário João Gois Neto, titular da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, pasta responsável pela implantação do projeto.


Governo de Osasco/Flickr

“Também implantamos, nesse trajeto, 157 placas de sinalização, envolvendo velocidade, orientação e regulamentação, além de 62 postes. Foram criados ainda dois cruzamentos semafóricos, um no cruzamento das avenidas Brasil e Ônix e outro na saída do Parque Chico Mendes. Esses semáforos contam, inclusive, com foco para o ciclista, já que a tradicional figura do pedestre é substituída pela de uma pessoa na bicicleta. Esse foco também foi implantado no semáforo que já existe no cruzamento da Avenida Domingos Odália Filho com a Rua Cipriano Tavares”, revela o secretário.

Gois afirma ainda que, para o primeiro dia de funcionamento da ciclofaixa, foram destacados 20 agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), que vão orientar o trânsito em todo o trajeto. “Vamos manter esse trabalho também nos próximos domingos, até que a população já esteja familiarizada com a ciclofaixa”, revela.

- Publicidade -

Veja abaixo o trajeto da Ciclofaixa:

 – Avenida Prefeito Hirant Sanazar

– Avenida Bussocaba

- Publicidade -

– Avenida Domingos Odalia Filho

– Viaduto Guerino Spitaletti

– Avenida Fuad Auada

– Avenida Brasil 


Governo de Osasco/Flickr