- Publicidade -

Os 10 animais com maior expectativa de vida do mundo

Viver 100 anos é muito para uma pessoa, mas alguns animais vivem mais do que 200 anos – confira a lista!

animais que vivem mais
Foto: Phillip C. | WikimediaCommons

Enquanto a expectativa de vida média mundial gira em torno de 70 anos, existem alguns animais que vivem mais do que imaginamos, superando em muito até os mais velhos entre os humanos.

- Publicidade -

O site norte-americano Mother Nature Network elaborou uma lista com os dez animais com maiores expectativas de vida no mundo. Veja quais são eles!

1. Geoduck – Panopea generosa

Apesar de ser bem incomum no Brasil, este molusco possui muitas particularidades. Seu peso pode chegar a cinco quilos e o seu tamanho a um metro de comprimento. No entanto, o que mais chama atenção é realmente a sua longevidade. O exemplar mais velho já registrado chegou a 168 anos. A principal causa para isso é a baixa incidência de predadores naturais. Ele é um alimento popular no extremo oriente, principalmente na China, Coreia do Sul e Japão.

animais que vivem mais
Foto: Don McCullough | Flickr

2. Tuatara – Sphenodon puctatus e Sphenodon guntheri

Os tuataras são verdadeiros dinossauros, e isso não se deve apenas à idade. As duas espécies existentes até hoje são endêmicas da Nova Zelândia e datam de uma descendência com mais de 200 milhões de anos. Eles são répteis, considerados os vertebrados mais antigos da Terra e costumam viver de cem a duzentos anos.

animais que vivem mais
Foto: Phillip C. | WikimediaCommons

3. Lamellibrachia – Lamellibrachia luymesi

A Lamellibracia é um invertebrado que vive no fundo do mar. Semelhante a pequenos tubos, eles são comuns em áreas onde ocorrem aberturas de hidrocarbonetos. O lugar mais comum em que elas são encontradas no mundo é o Golfo do México, em profundidades que variam de 500 a 800 metros. Cada exemplar dessa espécie pode chegar a três metros de comprimento. No entanto, o seu crescimento é lento, assim como a sua longevidade, já que elas são capazes de viver mais de 250 anos. Eles são normalmente encontrados em grandes agregações com centenas de milhares de indivíduos.

- Publicidade -
animais que vivem mais
Foto: Charles Fisher | WikimediaCommons

4. Ouriço-vermelho – Strongylocentrotus franciscanus

Esta espécie é bastante comum no Oceano Pacífico, principalmente na costa leste norte-americana, onde vivem em profundidade média de 90 metros, em regiões com poucas ondas. Assim como outros ouriços do mar, ele é envolto em espinhos e não cresce muito. O exemplar mais antigo já encontrado tinha 19 centímetros de diâmetro. Eles são encontrados em aglomerados de cinco a dez exemplares e chegam a viver mais de 200 anos.

animais que vivem mais
Foto: Kirt L. | WikimediaCommons

5. Baleia Boreal ou Cabeça de Arco – Balaena myscticetus

A baleira boreal também é popularmente conhecida por “Cabeça de Arco” devido ao formato de seu crânio, semelhante a um grande arco, com até cinco metros de comprimento. Seu corpo é escuro e o queixo possui manchas esbranquiçadas. Elas costumam viver em regiões árticas e subárticas. O exemplar mais antigo já registrado tinha, ao menos, 211 anos de idade. No entanto, pesquisadores já encontraram baleias dessa espécie com mais de 200 anos, que continuavam a viver normalmente mesmo tendo pontas de lanças de marfim em seu corpo.

animais que vivem mais
Foto: Venti Views | Unsplash

6. Carpa – Cyprinus carpio

As carpas são peixes usados há séculos como itens decorativos em pequenos lagos domésticos e jardins. Existentes em uma grande variedade de espécies, elas são originárias da Europa Central e da Ásia, mas ao longo do tempo foram espalhadas por diversos lugares do mundo. A expectativa de vida desses peixes varia entre cem e duzentos anos. Uma das possíveis justificativas para isso é a sua fácil adaptação às diferentes temperaturas de água e sua resistência. A carpa mais antiga do mundo foi identificada em 1974, com 225 anos.

- Publicidade -
animais que vivem mais
Foto: Trine Juel | Flickr

7. Tartaruga

As tartarugas são famosas por sua longevidade, independente da espécie. No entanto, algumas delas se destacam. Este é o caso da Harriet, uma tartaruga-de-Galápagos usada nos estudos de Charles Darwin sobre a evolução. Ela ficou famosa mundialmente por ser o último símbolo vivo da expedição do pesquisador e morreu em 2006 aos 175 anos. No entanto, no mesmo ano, um exemplar de tartaruga gigante, da espécie Aldabrachelys gigantea, morreu em um zoológico aos 250 anos.

animais que vivem mais
Foto: Matthew Field | WikimediaCommons

8. Arstica islandica

Este pequeno molusco é um dos recordistas em longevidade. Ele vive no fundo da região norte do Oceano Atlântico e chega a viver mais de 400 anos. A idade está estampada em sua concha. De acordo com os pesquisadores, cada linha a mais no exterior da casca significa um ano de vida. A justificativa para uma vida tão longe deve-se aos baixos índices deve-se à sua enorme capacidade de antioxidação, que combate o envelhecimento. Ao contrário do que acontece com outros animais, os níveis de defesa antioxidante da A. islandica não diminuem após a maturidade sexual, eles se estabilizam, mantendo as células intactas por muitos anos.

animais que vivem mais
Foto: Hans Hillewaert | WikimediaCommons

9. Esponja da Antártida

Como seu nome já diz, essas esponjas-do-mar são predominantes da Antártica, encontradas normalmente nas profundezas do Oceano Antártico. O seu lento crescimento pode ser uma das principais causada para a sua incrível longevidade. Alguns pesquisadores estimam que a espécie chega a viver por até 1.550 anos.

animais que vivem mais
Foto: Itsnature.org

10. Água-Viva – Turritopsis nutricula

Este é um dos casos mais intrigantes em termos de longevidade. A água-viva da espécie Turritopsis nutricula é considerado pela ciência o único ser vivo capaz de ser imortal. A explicação mais comum para esta situação é o fato de este ter o único hidrozoário capaz de reverter a sua maturidade sexual, ou seja, quando chega à maturidade, suas células são capazes de se converter novamente em células jovens. Esse ciclo se repete, proporcionando uma vida útil indefinida. Os cientistas garantem que este tipo de água-viva não morre de causas naturais, a não ser que sofra algum tipo de violência, ocasionado pelo homem ou por algum predador natural. Esta enorme capacidade de sobrevivência permitiu que a espécie se espalhasse por todo o mundo.

animais que vivem mais
Foto: Takashi Murai