- Publicidade -

Organização de meteorologia lança série de vídeos sobre mudança climática

Os cenários vão de acordo com os projetados no quinto relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas.

Apesar de todas as evidências, muitas pessoas ainda não entendem como as ações humanas têm causado sérios impactos ambientais. A Organização Mundial de Meteorologia (OMM) então lançou uma série de vídeos com previsões do tempo para o ano de 2050. As perspectivas são alarmantes.

- Publicidade -

A iniciativa busca sensibilizar as pessoas sobre os impactos locais das mudanças climáticas globais. Para aproximar o conteúdo dos vídeos e o público, os vídeos são realizados por apresentadores de televisão conhecidos em seus respectivos países. Nada é feito com base na imaginação, os cenários estão de acordo com os projetados no quinto relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

No caso do Brasil, a previsão é de muita chuva no sul do país e no oeste da Amazônia. A expectativa é que os níveis de chuva para o mês sejam superados em apenas alguns dias, aumentando o risco de inundações e deslizamentos. Para o Nordeste e o leste da Amazônia, a previsão é de seca, segundo reportagem da Agência Fapesp.

“Nas regiões tropicais, em basicamente todo o Brasil, os aumentos de temperatura no fim do século poderão ultrapassar os 4º C. Em termos de chuva, o padrão muda um pouco. As previsões mostram reduções de chuva no leste da Amazônia e na região Nordeste e aumento de chuva no oeste da Amazônia e no extremo sul do Brasil”, afirma José Marengo, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que participa da edição sobre o Brasil.

- Publicidade -

Estados Unidos, Filipinas, África do Sul e Alemanha são alguns dos países que terão vídeos sobre a previsão do tempo em 2050. Confira os vídeos que já estão disponíveis aqui

Redação CicloVivo 

- Publicidade -