- Publicidade -

ONU declara que esboço do “Fundo Clima Verde” está pronto

A dirigente da ONU para questões climáticas, Christiana Figueres, anunciou na última semana que o esboço de um fundo de ajuda aos países em desenvolvimento está concluído. A intenção é de que ele comece a ser aplicado em 2013.

A dirigente da Organização das Nações Unidas (ONU) para questões climáticas, Christiana Figueres, anunciou na última semana que o esboço de um fundo de ajuda aos países em desenvolvimento está concluído. A intenção é de que ele comece a ser aplicado em 2013, após o fim da vigência do Protocolo de Kyoto.

- Publicidade -

A criação do “Fundo Clima Verde”, que consiste no arrecadamento de verba dos países desenvolvidos, para destinar ao combate às mudanças climáticas nas nações emergentes, foi uma decisão tomada durante a Conferência Climática do México (COP 16).

A ajuda, por parte dos países ricos, seria de US$ 100 bilhões por ano, até 2020. Na ocasião, a proposta ganhou apoio da maioria das nações, principalmente dos países europeus, que se dispuseram a destinar recursos para o combate das mudanças climáticas. Porém, os Estados Unidos não demonstraram interesse em participar do fundo e ainda solicitaram que grandes economias emergentes, como a China, tivessem a mesma responsabilidade que os países ricos, já que são responsáveis por boa parte da emissão mundial de gases poluentes.

O assunto estará em pauta durante a próxima Conferência Climática (COP 17), que acontecerá entre novembro e dezembro, em Durban. Se a proposta for aprovada, 2012 deve ser o ano de crescimento do projeto, para que ele seja aplicado já em 2013. Além dos Estados Unidos, países como Canadá, Japão e Rússia, debatem sua participação mediante a inclusão de algumas nações em desenvolvimento. Com informações do G1.

Redação CicloVivo

- Publicidade -