- Publicidade -

Ônibus elétrico bate recorde fazendo 1.772 km com apenas uma carga

Mercado de elétricos é impulsionado por redução dos custos de baterias de íon lítio.

Há uma semana, a empresa de transporte elétrico Proterra anunciou que estabeleceu um recorde mundial em direção de maior distância já percorrida por um veículo elétrico com uma única carga. O feito foi alcançado em New Carlisle, Indiana (EUA).

- Publicidade -

O modelo de ônibus “Catalyst E2 max” andou 1.772,2 quilômetros com velocidade média de 24 km/h. Nos últimos três anos consecutivos, a empresa demonstrou melhor desempenho em suas baterias. “Para o nosso ônibus elétrico quebrar o recorde mundial anterior de 1.631 quilômetros foi uma grande façanha”, disse Matt Horton, chefe comercial da Proterra.

A empresa espera que Catalyst E2 max surpreenda o mercado de automóveis devido ao baixo custo operacional por quilômetro em comparação com os ônibus convencionais movidos a combustíveis fósseis. De acordo com a Bloomberg New Energy Finance, os preços das baterias de íon de lítio caíram cerca de 72% desde 2010, e a economia de baterias continua a melhorar.

“Impulsionado pela melhor economia de custos por quilometragem, acreditamos que o business case para ônibus elétricos é superior a todas as outras aplicações e  será o primeiro mercado a transitar completamente para veículos com energia elétrica”, acredita Ryan Popple, CEO da Proterra.

Redação CicloVivo

- Publicidade -