- Publicidade -

Ônibus antigos são transformados em abrigos para moradores de rua no Havaí

A ideia é fazer adaptações diferentes para que os ônibus tenham usos distintos.

Antigos ônibus municipais vão ser transformados em abrigos para moradores de rua no Havaí. O projeto é do escritório de arquitetura Group 70 International e foi inspirado em uma ação semelhante realizada em São Francisco, na Califórnia.

- Publicidade -

A ideia é dar uma utilidade diferente e nova aos antigos veículos que foram tirados de uso. Conforme informado pelo Huffington Post, os ônibus ainda funcionam perfeitamente, mas foram retirados de circulação por terem alcançado o limite de quilometragem.

De acordo com May Ry Kim, o projeto tem enorme potencial para suprir parte das necessidades básicas de pessoas que não têm aonde morar. Inicialmente, cinco ônibus serão adaptados. Alguns detalhes ainda não estão totalmente definidos, mas os arquitetos já sabem por onde começar.

A ideia é fazer adaptações diferentes para que os ônibus tenham usos distintos. Enquanto um deles será transformado em um vestiário, com instalação de banheiro e chuveiros, toalhas limpas e xampu, outro será equipado com camas, para garantirem segurança e conforto aos desabrigados durante a noite.

A proposta, segundo May, é de fazer um projeto simples, que possa ser desenvolvido a partir de ferramentas disponíveis em lojas locais e adaptado pelo trabalho de jovens e voluntários, que, não necessariamente, possuem experiência em arquitetura, engenharia ou qualquer especialidade.

- Publicidade -

Apesar de ter recebido doações, o grupo ainda não tem certeza de como será realizada a operação das estruturas e onde eles serão implantados. Mas, o intuito é disponibilizar estruturas itinerantes, que cheguem até aqueles que têm medo ou não podem se deslocar até os abrigos oficiais. 

Redação CicloVivo

- Publicidade -