- Publicidade -

ONGs lutam pela preservação dos animais mais feios do mundo

Associação internacional preserva espécies de aparência bizarra, que nem sempre são lembradas por grandes entidades de proteção.

Se não faltam voluntários dispostos a colaborar com a preservação de ursos, tigres, baleias e outras espécies vorazes e afáveis, muitos dos animais com aparência estranha já sofrem riscos de extinção. Primeiro, porque muitos deles são raros na natureza, e, depois, porque há poucas iniciativas e quase nenhum investimento para protegê-los. Na contramão deste cenário, está a associação internacional Ugly Animals Preservation Society, que reúne pessoas dispostas a preservar os animais que não têm boa aparência. Confira o vídeo abaixo (em inglês):

- Publicidade -

Uma das ações recentemente realizadas pelo grupo de ajuda aos animais foi um concurso informal e bem-humorado, que elegeu o Blobfish (Psychrolutes marcidus) como a espécie mais feia do mundo, e, simultaneamente, pediu apoio para a preservação do animal – um peixe gelatinoso, que habita as águas profundas do litoral da Austrália e da Tanzânia. A lista também conta com um representante brasileiro: a preguiça foi considerada como o 10º animal mais feio do mundo que corre risco de desaparecer.

Com a escolha do Blobfish, os voluntários deixaram claro que não apenas é necessário cuidar dos animais que aparecem nas listas convencionais de espécies de extinção, como também sensibilizar-se com a preservação ecológica de maneira geral. De acordo com especialistas, defender os animais de melhor aparência é uma atitude natural entre os humanos, assim como o apego desenvolvido pelos bebês. Assim, durante o processo evolutivo, a mesma sensação se estendeu aos animais, priorizando, principalmente, os mamíferos mais afáveis.

Entre os animais listados no ranking elaborado pela ONG, figuram o papagaio kakapo, observado na Nova Zelândia, o primata aiê-aiê, considerado como “diabólico” pela população de Madagascar, o macaco-narigudo, cultuado como líder espiritual por algumas religiões da Indonésia, o javali-africano, com seu corpo afunilado e cheio de rugas, o dragão de komodo, ameaçado pela caça ilegal, entre outros.

- Publicidade -