- Publicidade -

ONG busca financiamento coletivo para ensinar português a surdos

A ideia é captar recursos e desenvolver a metodologia que adapta a linguagem de sinais para o idioma nacional.

Pessoas com deficiência auditiva contam com a "Linguagem de Sinais Brasileira" (LIBRAS) para se comunicarem com outros surdos ou qualquer indivíduo que domine o canal viso-gestual. Entretanto, este método possui diferenças específicas em relação ao português falado e ensinado no Brasil.

- Publicidade -

Desde o meio de comunicação até a estrutura gramatical, pessoas com surdez enfrentam barreiras que limitam o acesso à informação e conhecimento. Com o objetivo de promover a inclusão social de tal grupo, o IOS (Instituto da Oportunidade Social) desenvolveu uma metodologia capaz de ensinar a língua escrita para surdos, tornando-os autônomos e agora busca recursos para transformar o projeto em um curso gratuito.

A campanha, intitulada "Português para Surdos" adotou o formato de "crowdfunding" (financiamento coletivo) e utilizou o site "Juntos.com.vc" como plataforma para a arrecadação de doações em dinheiro. O valor captado será direcionado ao pagamento do salário do professor e à compra de materiais didáticos como apostilas e dicionários.

O treinamento terá duração de um semestre e receberá 24 alunos que trabalham ou realizem alguma atividade durante o dia. Nos dois módulos propostos, temas como "gramática", "expressões cotidianas da língua portuguesa", "ampliação de vocabulário" e "gestão administrativa" – visando preparar os jovens para o mercado de trabalho – serão aplicados durante aulas expositivas.

Para efetuar a doação basta acessar este link e seguir os passos apresentados na página. Os valores variam entre R$ 20 e R$ 1 mil e para cada quantia doada, um tipo de "kit" será enviado caso a arrecadação atinja sua meta.

- Publicidade -

O vídeo abaixo apresenta o projeto e compartilha relatos de estudantes com deficiência auditiva:

- Publicidade -