- Publicidade -

ONE2030 – Uma comunidade global pelo Desenvolvimento Sustentável

A rede é um ecossistema para criar soluções para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030.

Por ONE2030

- Publicidade -

A humanidade levou mais de 200 mil anos para atingir a marca de 1 bilhão de pessoas e somente 200 anos para alcançar 7 bilhões no planeta. Em breve, seremos 9 bilhões de habitantes, com mais da metade vivendo em cidades, a grande maioria conectada a internet e, absolutamente todos, pressionados pelo aquecimento da temperatura do planeta Terra que, desde o início do século 21, bate recordes ano após ano.

Segundo a Organização das Nações Unidas, esses serão os grandes desafios da nossa época. Por isso, líderes do mundo todo estão reforçando a urgente necessidade de investirmos mais energia, atenção e recursos para indivíduos, grupos e organizações que pensam, discutem e trabalham para solucionar os mais complexos problemas da sociedade.

Compreendendo as consequências imprevisíveis desse crescimento e o impacto dessas mudanças para a preservação da nossa espécie e da natureza, em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – a Cúpula da Terra – no Rio de Janeiro, o mundo identificou um novo caminho para o bem-estar humano, o do desenvolvimento sustentável.

O conceito de desenvolvimento sustentável reconhece que o desenvolvimento econômico deve ser o equilíbrio entre um crescimento que responda às necessidades das pessoas e que proteja o meio ambiente simultaneamente. Anos mais tarde, para traduzir este conceito em ação, a ONU lançou os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que, entre os anos 2000 e 2015, produziram o mais bem-sucedido movimento antipobreza da História.

- Publicidade -
Foto: Divulgação/ONU

Em 2015, com a missão de adotar formalmente uma nova agenda de desenvolvimento, mais de 150 líderes mundiais participaram da Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável na sede da ONU em Nova York. Acordada pelos 193 Estados-membros da ONU, a agenda proposta, intitulada “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, consiste em uma Declaração dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para uma renovada parceria mundial que promova a prosperidade comum e o bem-estar para todos até 2030. O texto destaca ainda a urgência de tomar medidas para poder conter o aquecimento da Terra em 2° C.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável demonstram a escala e a determinação de organizações e países ao redor do mundo de concretizar os direitos humanos de todos, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Ao mesmo tempo em que a população mundial continua a crescer e o planeta a bater recordes de temperatura, ameaçando nossos recursos primários como a terra e a água, a civilização continua acelerando seu processo de urbanização, enquanto a velocidade da revolução digital alerta governos, empresas e organizações ao redor do mundo para seus efeitos e impactos sobre a economia e a sociedade.

- Publicidade -

Estamos determinados a construir uma comunidade global para mobilizar as parcerias e os meios necessários para pensar, discutir e compartilhar conhecimentos e práticas que garantam a implementação desta agenda com base num espírito de solidariedade global reforçada e com a participação de empresas, organizações sociais e associações profissionais de todos os países e de todos os setores interessados.

Nós somos apaixonados pelas pessoas e por suas comunidades. Porém, entendendo que vivemos um momento crítico e bastante sensível na História da humanidade, decidimos agir. Deste esforço e comprometimento, nasce a rede ONE2030 com a missão de fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

A rede ONE2030 é um ecossistema formado por empresas, empreendedores, líderes, especialistas, acadêmicos, pesquisadores, formuladores de políticas públicas e outros agentes de mudança para debater, discutir e implementar soluções para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030.

Acreditamos no potencial humano capaz de reinventar a vida e construir novos caminhos para o futuro e convidamos você a fazer parte deste movimento com a missão de discutir e apresentar soluções inovadoras e compartilhar conhecimentos para consolidar uma comunidade responsável e influente capaz de contribuir definitivamente para que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável sejam alcançados até 2030.

Para conhecer acesse: one2030.com ou acompanha a página no Facebook.