- Publicidade -

Onça que participou de desfile da tocha olímpica é morta em Manaus

o Ipaam disse que não recebeu solicitação do exército para a participação do animal no evento.

Na última segunda-feira (20), a tocha olímpica passou pela cidade de Manaus, no Amazonas. Entre as comemorações do evento, aconteceu um desfile no zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva e duas onças pintadas foram apresentadas durante o desfile.

- Publicidade -

Após a cerimônia, enquanto os soldados levavam uma das onças, chamada de Juma, de volta à jaula em uma caminhonete, ela fugiu. Para parar o animal, foram disparados tranquilizantes, mas eles não foram suficientes e a onda partiu em direção a um soldado. Juma só parou quando foi atingida por um tiro de pistola. Equipes de resgate ainda tentaram o salvamento, mas ela não resistiu.

Em entrevista ao site Amazônia Real, o Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) disse que recebeu solicitação do exército para a participação de uma onça-pintada no evento, que seria o Simba. No entanto, durante a passagem da tocha duas onças estavam expostas ao público, Simba e Juma.

Também em declaração ao Amazônia Real, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) lamentou o ocorrido. “É muito lamentável e triste, porque esses animais estão sendo expostos nisso. O Ibama não autorizou a participação de animais em eventos, isso é uma atribuição do Ipaam”, esclareceu o superintendente do Ibama, Mário Reis.

O Comando Militar da Amazônia (CMA) foi notificado sobre o ocorrido e deve ter que se explicar oficialmente ao Ipaam. O CMA também foi punido e pode ser multado em até R$ 300 mil por descumprimento de autorização.

- Publicidade -

Clique aqui para mais informações.

Redação CicloVivo

- Publicidade -