- Publicidade -

Oficinas trazem experiência dos EUA para tratamento de resíduos sólidos

As oficinas são ministradas pelo coordenador do Programa Resíduo Zero, da prefeitura de São Francisco (EUA)

As cidades de Itanhaém, Guarujá , Ubatuba e São Paulo recebem oficinas sobre alternativas no tratamento de resíduos sólidos ministradas pelo coordenador do Programa Resíduo Zero, da prefeitura de São Francisco (EUA), Kevin Drew. Gestores públicos e membros da sociedade civil poderão conhecer o trabalho desenvolvido na cidade norte-americana, que atinge um índice de 80% na recuperação de resíduos. O resultado é possível com o uso da biodigestão para tratamento dos resíduos orgânicos combinado com a reciclagem dos materiais secos (papel, metal, vidro e plástico).

- Publicidade -

As oficinas são oferecidas pelo projeto Litoral Sustentável, uma iniciativa do Insituto Pólis com patrocínio da Petrobras. A ideia é que os municípios aprofundem o conhecimento sobre as tecnologias para o tratameno do lixo orgânico, em especial pela biodigestão. Esse tipo de resíduo representa, em média, 60% do total gerado no Brasil. São materiais com alto potencial de recuperação, com soluções ambientalmente adequadas e custos inferiores aos dos aterros sanitários e incineradores.

O Litoral Sustentável tem como objetivo construir uma agenda do desenvolvimento sustentável em 13 municípios do litoral norte e da Baixada Santista. Para isso, foi elaborado em 2011 e 2012 um diagnóstico urbano que apontou as potencialidades e fragilidades em relação à economia, habitação, infraestrutura e mobilidade na região. Também foram analisadas no trabalho a situação das unidades de conservação e a legislação relativa ao ordenamento territorial.

Daniel Mello – Agência Brasil

- Publicidade -