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O elétrico Nissan LEAF foi eleito o carro europeu de 2011

O Nissan LEAF, modelo elétrico da companhia japonesa, acaba de ser eleito o carro europeu de 2011. O júri, composto por 57 representantes, de 23 países do continente, escolheu o modelo japonês, entre outros 40 tipos de carros.

O Nissan LEAF, modelo elétrico da companhia japonesa, acaba de ser eleito o carro europeu de 2011. O júri, composto por 57 representantes, de 23 países do continente, escolheu o modelo japonês, entre outros 40 tipos de carros.

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O presidente do júri, Hakan Matson, declarou que “o Nissan LEAF marca uma verdadeira inovação nos automóveis elétricos”. Mesmo assim, Matson lembra que o carro pode ser comparado aos modelos tradicionais.

Carlos Ghosn, presidente da Nissan Motor Co., disse que a premiação “reconhece o pioneiro Nissan LEAF de emissões zero como um concorrente dos automóveis convencionais em termos de segurança, desempenho, espaço e mobilidade”. Além disso, Ghosn lembrou que o perfil do carro escolhido como o modelo do ano de 2011, reflete a visão da empresa, em relação à mobilidade do futuro, já que logo devem ser lançados mais três modelos elétricos.

O Nissan LEAF possui um motor elétrico compacto, instalado na dianteira do carro, e baterias de íon-lítio, desenvolvidas pela própria empresa, com potência superior a 90kW. Através dessa tecnologia o modelo consegue atingir até 145 km/h e possui autonomia de 175 quilômetros em uma mesma recarga. Com esses padrões o modelo elétrico se torna uma ótima alternativa para os condutores urbanos.

Não é somente o fato de não utilizar combustíveis fósseis que o caracterizam como o modelo do ano, mas toda a sua estrutura e conforto. Como em outros modelos tradicionais, o LEAF também possui sistemas de travagem, ar condicionado, navegação por satélite, câmara de estacionamento e computador de bordo. Além disso, a tecnologia implantada no modelo permite que o proprietário configure as funções de carregamento, de modo a monitorar, em tempo real, o estado de carga do automóvel e a capacidade restante da bateria. Existe também a opção de instalar um painel solar na parte traseira do carro, com capacidade para carregar uma bateria de 12V que pode ser utilizada para alimentar alguns acessórios do carro.

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O modelo será comercializado em larga escala no Japão e nos Estados Unidos, ainda neste ano. Em janeiro de 2011 terão início as vendas na Europa, começando por Portugal.

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