- Publicidade -

NY investe US$ 6 milhões em ciclovia que liga área carente à Manhattan

A construção vai além de oferecer um espaço seguro para os ciclistas, mas tem extrema importância social também.

Ser um ciclista em Nova York também tem suas dificuldades. Assim como acontece em grandes cidades do mundo, existem vias rápidas, congestionamentos e pontes, que dificultam o compartilhamento das vias entre motoristas e ciclistas. Mas, quem pedala pela metrópole norte-americana tem um novo motivo para comemorar: a cidade inaugurou recentemente uma ciclovia que liga o Bronx à Manhattan.

- Publicidade -

A estrutura levou anos até ser entregue e contou com investimento de US$ 6 milhões. A construção vai muito além de oferecer um espaço seguro para os ciclistas, mas tem extrema importância social também. Com a ciclovia, os moradores do South Bronx agora conseguem acessar de bike um importante parque da região, o Randalls Island Park, que antes era acessível apenas por pontes exclusivas para carros.

Em reportagem do NY Times, muitos moradores do Bronx explicaram que nunca haviam visitado a área de lazer por causa deste impedimento de locomoção. O parque, que conta com campos, quadras de tênis, áreas de lazer e descanso, horta urbana e muito mais, deve ser um grande diferencial na vida das pessoas que moram em uma região carente de grandes áreas verdes.

A nova ciclovia inclui também passagem para pedestres, que agora não precisam pegar transporte público até Manhattan para depois voltarem ao parque. A estrutura parece ser um marco em termos de mobilidade, planejamento urbano, qualidade de vida e igualdade em Nova York.

- Publicidade -

Redação CicloVivo